22.1 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

Livros contam experiências da iniciação à docência no IF Baiano

Mais Lidas

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Baiano lançou cinco livros no último dia 19 de outubro. As obras foram apresentadas à comunidade acadêmica durante o V Seminário do PIBID/IF Baiano e contam as experiências da iniciação à docência dos cursos de licenciatura do IF Baiano. A EDUFBA foi a editora responsável pela impressão dos livros.

O V Seminário do PIBID/ IF Baiano reuniu estudantes de licenciatura da instituição, o evento foi sediado no Campus Guanambi e contou com palestras, mesas temáticas, minicursos e apresentações de trabalhos. As atividades foram realizadas entre os dias 17 e 19 de outubro.

O Pibid teve início no IF Baiano em 2011, nos Campi Catu, Santa Inês e Senhor do Bonfim, no Campus Guanambi o Pibid teve início no ano de 2012, com a chegada do curso de Licenciatura em Química. O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. “O IF Baiano, através das licenciaturas em: Ciências Agrárias, Ciências da Computação, Biologia, Geografia e Química; em parceria com escolas das redes estadual e municipal de educação, vem desenvolvendo ações com o propósito de  contribuir para o enriquecimento da formação dos licenciandos, professores supervisores e coordenadores do Pibid. Vale ressaltar ainda a melhoria do ensino básico, resultado das diversas atividades desenvolvidas tais como: intervenções, monitorias, feiras de ciências, revitalização de laboratórios, dentre outras”, disse  a professora Jane Geralda Santana, coordenadora do PIBID do curso de Licenciatura em Química.

As professoras Hildonice Batista e Jane Geralda participaram como organizadoras do livro que conta as experiências da iniciação à docência no curso de Licenciatura em Química

Segundo a professora Hildonice Batista, os livros lançados durante o V Seminário do Pibid IF Baiano objetivam partilhar as experiências, reflexões e resultados desenvolvidos durante a vigência do Pibid no IF Baiano.  “Em tempos em que o Pibid firma-se como política pública, os textos escritos revelam a importância da formação inicial de professores (as) no Brasil. A escrita de jovens iniciantes à docência e a relação dialógica com a escola, com o convívio direto com professores (as) da Educação Básica, a gestão, o currículo e o educando da escola básica possibilitam o pensar sobre o que é ser professor? Enfim, a coletânea pretende desvelar que a práxis pedagógica realizada na Educação Básica contribui de forma preponderante na formação inicial docente, coadunando pesquisa, ensino e extensão”, disse a coordenadora.

Os exemplares do livro estão disponíveis na biblioteca do IF Baiano Campus Guanambi, mais informações através do e-mail: pibid@ifbaiano.edu.br

Veja mais Fotos

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas