29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Guanambi: UNEB realiza I Seminário da Consciência Negra

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XII (Guanambi), realiza de quinta (16) a sábado (18), o I Seminário da Consciência Negra – Lutas e resistências da população afro-brasileira: desafios e conquistas e o Seminário Temático: Juventude(s), sexualidade, gênero e relações étnico raciais no campo.

O evento está sendo promovido pleo grupo de estudos, educação e relações étnico raciais: saberes e práticas da população afrobrasileira e quilombola do Território de Identidade do Sertão Produtivo, e pela Coordenação do curso de Pós-graduação em Educação do campo.

O objetivo, segundo os organizados, é oportunizar reflexões sobre um conjunto de questões que atravessam a vida da população afro-brasileira e quilombola e os diversos sujeitos do campo. Buscamos trocar saberes e experiências entre comunidade acadêmica e sociedade, por meio de palestras, mesa redonda, roda de conversa, filme oficina, apresentações culturais.

As fotos da I Mostra de Fotojornalismo do curso de Jornalismo da Faculdade Guanambi ficarão expostas durante o evento, as fotos retratam pessoas das comunidades quilombolas da região. As atividades acontecem no Campus da UNEB em Guanambi.

Programação

16/11/2017 – Quinta-Feira

8h às 10h –  Palestra: Juventude(s) e relações de gênero – Palestrante: Leidjane Fernandes Baleeiro (Polo Sindical/Guanambi)
10h – Exposição sobre Comunidades quilombolas Responsáveis: Alunos do 3º semestre de Pedagogia (Matutino)
13h – discussão sobre Educação de Jovens e Adultos no Campo – Profª Maria de Fátima P. Carvalho (UNEB)
19h – Atividade cultural
19h30 – Mesa: Lutas e resistências da população afro-brasileira: desafios e conquistas
Profª Dinalva de Jesus Santana Macêdo (UNEB)
Profº Rogério Pereira de Campos (FG)
Profª Géssica Trevizan pera (FG)

17/11/2017 – Sexta-Feira

8h às 12h – Continuação da discussão sobre Educação de Jovens e Adultos no Campo
Profª Me. Maria de Fátima P. Carvalho (UNEB)
13h – Roda de Conversa sobre comunidades Quilombolas
15h30 – Palestra: Cultura, sujeitos e Identidades – Profª Lidia de TeiveArgolo (UNEB).
19h – Atividade cultural
19h30 – Cine debate – Filme: 12 anos de Escravidão – Mediadora- Profª Adriana Pereira Bomfim (UNEB e FG)
Debatedores: membros do Grupo de estudos, educação e relações étnico raciais: saberes e práticas da população afro-brasileira e quilombola do Território de Identidade do Sertão Produtivo.

18/11/2017

08h – Oficina de Turbantes e Tranças: valorização da estética negra – Joseland de Fátima Mendes Alves (UNEB)
13h30 – Apresentação de Pesquisas

1- Educação e comunidades quilombolas do Território de Identidade Velho Chico/Bahia: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidade locais- Profª. Dra Dinalva de Jesus Santana Macêdo (UNEB)
2- Cuidado preventivo para o câncer do colo uterino: um estudo com mulheres quilombolas- Profª. Me. Elionara Teixeira Boa Sorte (UNEB)
3- Comportamento de adolescentes escolares frente ao consumo de drogas lícitas e ilícitas e ilícitasProfª Me. Tatiana Barreto Pereira Viana (UNEB)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas