28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Nesta pista ou em outra pista, Guanambi vai ter voo regional, diz Rui Costa

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

Durante seu discurso após a inauguração da policlínica da região de Guanambi, o governador Rui Costa (PT) disse que se restrições de pousos e decolagens do aeroporto de Guanambi não forem superadas junto aos órgãos de controle, o governo do estado irá construir um novo aeroporto em outra região do município.

Rui Costa garantiu que a negociação com a Azul Linhas Aéreas já está fechada para a companhia. “Nós já negociamos com uma companhia aérea que é a Azul, que confirmou a disponibilidade de aeronave. Infelizmente, as autoridades federais que cuidam da aviação, depois de décadas de funcionamento do aeroporto de Guanambi, estão dizendo e nós estamos convencidos tecnicamente do contrário, de que aqueles morros, são obstáculos para o ATR da Azul, e portanto não querem autorizar a operação no aeroporto de Guanambi”, disse Rui.

Desde de julho de 2016, os pousos e decolagens no aeroporto estão restritos aos aviões de pequeno porte, que requerem menos de 800 metros de pista para pouso. O governador afirmou que busca junto a especialistas laudos que possam convencer as autoridades aeronáuticas a retirarem as restrições. “Remover o morro eu não posso, até porque está cheio de torre eólica em cima. Estamos tentando convencer o contrário, senão o aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro) não operaria por conta do Pão de Açúcar, que é muito maior do que o morro do aeroporto de Guanambi. Eu disse ontem a Marcos (secretário de Infraestrutura), vamos insistir mais um pouco, vamos contratar laudos técnicos, e ele já contratou, de grandes especialistas, para ver se o Governo Federal muda a sua opinião”, comentou.

Caso não consiga reverter a situação, Rui Costa garantiu que o Governo do Estado irá construir um novo aeroporto em uma área livre de obstáculos no município. “Ontem mesmo, voltando de Iuiu, eu já mandei o piloto do helicóptero sobrevoar uma área que eu desapropriarei se não resolver isso para montar a nova pista de Guanambi, mas o voo regional vai ter, nesta pista ou em outra pista Guanambi vai ter voo regional. O morro eu não posso tirar, mas outra pista mais distante  do morro eu posso construir. Se não resolver nós vamos optar por uma nova área e uma nova pista para viabilizar o aeroporto regional”, concluiu Rui Costa.

No início da última semana, Rui Costa já havia comentado sobre o aeroporto de Guanambi em seu programa semana no Facebook. O secretário de Infraestrutura Marcos Cavalcante afirmou que os recursos para a revitalização da pista do aeroporto já estão assegurados, no entanto é preciso aguardar a liberação do NOTAN para começar as obras que permitirão a operação comercial do aeroporto.

Vídeo: Inauguração da policlínica da Região de Guanambi

[fbvideo link=”https://www.facebook.com/ruicostaoficial/videos/1188331394632336/” width=”700″ height=”500″ onlyvideo=”1″]

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas