30.4 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Guanambi: Acumulado de chuva supera 140 mm em fevereiro

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

O mês de fevereiro chegou chuvoso em Guanambi, em menos de quatro dias já choveu quase o dobro de todo o acumulado do mês de janeiro. Até às 21h deste domingo (4), o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, registrou acumulado de 140 mm. Em todo mês de janeiro foram registrados 71 mm de chuva.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se formou no país desde o dia 30, a umidade trazida da Amazônia tem causado chuvas em várias regiões do país. Em Guanambi, no dia 31 de janeiro foram registrados 19 mm, no dia seguinte o acumulado foi de 45 mm. Na sexta-feita (2) a chuva deu uma trégua e foi registrado apenas 1 mm. No sábado (3) voltou a chover forte e constante, com acumulado de 42 mm. Neste domingo (4) a marca já passa dos 50 mm e deve chover mais até o fim da noite.

A ZCAS está em seu pico, o que trará mais chuvas para a região de Guanambi nesta segunda-feira (5), a partir de terça-feira ela deve perder força, mas poderá deixar o tempo chuvoso até à véspera do Carnaval.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de baixo risco para partes do Oeste-Baiano, Vale-São Franciscano, Centro-Sul e Sul-Baiano. O alerta vigente até às 23h59 deste domingo (4) é para Chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O Inmet aponta que há risco baixo de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

Sistema de Alerta do Inmet

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas