34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Primeira usina de produção de energia solar já está em construção em Guanambi

Mais Lidas

Da Redação da Agência Sertão

Já está em construção a primeira usina de produção de energia solar de Guanambi. A Usina Fotovoltaica Verde Vale III vai produzir 15 MW de energia, já contratados através de leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2015. A obra está instalada às margens da BR-030, próximo ao posto Verde Vale, entre Guanambi e Caetité.

Os  51.480 módulos fotovoltaicos (Placas solares) deverão ser montados até junho, segundo informou representantes da empresa ao prefeito Jairo Magalhães, em reunião ocorrida esta semana no gabinete municipal. Segundo a empresa, no pico da obra poderão ser gerados até 250 empregos diretos.

Veja Também: Curso de Instalação e Manutenção de Energia Eólica e Solar em Guanambi

Prefeito Jairo Magalhães visitou o canteiro de obras da usina – Foto: Ascom/PMG

Se os ventos já geram energia nesta parte do Sertão Baiano, agora é a vez do sol. A empresa acredita no potencial da região para criação de novos parques solares, a região está na área de maior insolação do país e outros empreendimentos já estão em funcionamento. É o caso do Complexo Solar Lapa, da Enel Green Power, considerado o maior parque solar fotovoltaico do país.

Além disso, é crescente o número de empreendimentos que visam a instalação de sistemas individuais de produção. Várias empresas e residências da cidade já contam com sistemas próprios de geração de energia, estes sistemas permitem devolver o excedente de produção gerado durante o dia para a linha de baixa tensão da consorciaria. O percentual de redução na conta de luz depende do tamanho do sistema, o investimento é pago pela economia no consumo num prazo de cinco a oito anos.

Sem falar na energia eólica, com dezenas de parques em operação na região. Nesta semana também foi anunciada a construção do escritório da AES Tietê num condomínio empresaria da cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas