23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

IF Baiano realiza II Ciclo de Palestras sobre cultivo de Mandioca

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi realizou no último sábado (10), o II Ciclo de Palestras com o tema “O cultivo da mandioca na agricultura familiar”. O evento reuniu estudantes dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária, Técnico Subsequente em Agricultura, Técnico Subsequente em Zootecnia, Superior em Engenharia Agronômica e Agricultores familiares da região.

O II Ciclo de Palestras fez parte do projeto de extensão: Orientações Técnicas aos Produtores de Mandioca dos povoados de Mutans, Suruá e Poço do Magro. A primeira edição atendeu produtores das comunidades de Ceraíma e Baú, ambos de Guanambi, e Tanque, município de Pindaí e foi finalizada em março de 2017.

Durante a execução do projeto, as estudantes visitaram diversos produtores das comunidades, onde foram identificados problemas corriqueiros que limitam a produção da mandioca nas propriedades. A partir do diagnóstico, os produtores receberam orientações sobre estratégias de manejo do solo, água e da cultura para aumentar a produtividade e qualidade das raízes.

O Projeto de Extensão é executado pelas estudantes de Engenharia Agronômica Marineide Ferreira e Valéria Nogueira, sob a orientação da professora Suane Cardoso.

As palestras abordaram questões técnicas e mercadológicas da cadeia produtiva de mandioca, o uso na alimentação animal e o processamento da mandioca e seus derivados. Além das alunas responsáveis pelo projeto, palestraram os professores medo Campus Guanambi, Alexsandro Brito, Sidney dos Santos e Normene Mirele, além do zootecnista Marco Aurélio Fernandes, consultou na gestão sei agronegócio empresarial e familiar.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas