30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Guanambi: Poucas opções de transporte coletivo dificultam a vida da população

Mais Lidas

Jara Pimentel | Agência Sertão

O transporte público coletivo ajuda a melhorar a qualidade de vida do cidadão, além de contribuir para o melhor fluxo das vias terrestres e urbanas. Com essa possibilidade de locomoção as pessoas podem passar a deixar seus veículos em casa, diminuindo a poluição ambiental, os acidentes de transito, congestionamentos, e até evitando obras viárias caras.

O serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), fizeram um levantamento em 2017 sobre os impactos de um transporte coletivo de qualidade como alternativa. Na pesquisa seis em cada dez  motoristas deixariam de fazer o uso dos seus veículos particulares em trajetos diários se houvesse um serviço melhor de transporte público.

Na cidade de Guanambi não existe trasporte público coletivo para atender a população. As opções são poucas, existe uma empresa privada que não recebe qualquer subsidio da gestão municipal. Ela é a única que faz o transporte coletivo da cidade. A  opção  mais utilizada  são os mototaxistas.

A professora Universitária Carolina Gaviolli, que recentemente mudou-se para Guanambi, hoje enfrenta dificuldades com o meio de transporte, “Sinto uma limitação quanto aos meios de transportes disponíveis atualmente: os horários de funcionamento que nem sempre atendem as particularidades do meu horário, as chuvas que nos limitam a utilizar apenas os táxis, e os ônibus que mal conheço os pontos de parada”, afirmou.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guanambi, mencionou que há estudos para um projeto de trasporte público na cidade, mas sem data definida para apresenta-lo, “A Prefeitura em outras oportunidades e gestões passadas, licitou as linhas e não apareceram empresas interessadas”, afirmou.

Ele ainda completa, “A gestão atual entende que se for implantado um sistema eficiente, dinâmico e moderno, diminuirá com alguns gargalos de mobilidade urbana, visto o grande número de motos e veículos que circulam pela cidade”, disse.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas