Anúncio
Bahia

Ministério Público pede suspensão de seleção de terceirizados, TJ abre prazo para prefeitura se manifestar

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Tiago Marques | Agência Sertão

O Ministério Público da Bahia, através da promotora Tatyane Miranda Caires, pediu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) a suspensão do processo de seleção do Instituto Brasileiro de Gestão Pública (IBGP) para contratação de servidores terceirizados para atuarem nas áreas de saúde do município de Guanambi.

Anúncio

A promotora sustenta em seu pedido que o prazo entre a contratação do IBGP e o início da seleção foi muito pouco, prejudicando a efetividade do processo. “No último dia 20 (vinte) de abril, pouquíssimo tempo antes do esgotamento do prazo concedido na modulação, publicou-se, no Diário Oficial do Município, dispensa de licitação e instrumento de contratação do IBGP Instituto Brasileiro de Gestão Pública, visando à ‘prestação de serviços na área da saúde, especificamente para gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde’ de Guanambi. E, no site do Instituto, noticia-se que a seleção dos profissionais necessários ao cumprimento do dito contrato já ocorreria nos dias 21 e 23, com a realização da prova de conhecimento nos dias 24 e 25 deste mês”, argumentou.

A representante do Ministério Público considerou que este tipo de contratação busca driblar a tutela de urgência que impede a prefeitura de Guanambi de contratar sem concurso. “estamos diante da terceirização de mão-de-obra, que, além de ‘driblar’ a tutela de urgência concedida por Vossa Excelência, põe em risco os interesses do Município, dos inscritos no procedimento e dos demais cidadãos eventualmente interessados em participarem da seleção. Com efeito, a Municipalidade terá gastos com o dito Instituto; os candidatos se submeterão ao desgaste de enfrentar prova que, muito possivelmente, não os habilitará às pretendidas contratações, uma vez que totalmente contrárias à antecipação da tutela recursal; e os demais cidadãos, pelo curtíssimo espaço de tempo entre a contratação do IBGP e o início da enfocada seleção (apenas um dia), sequer terão a oportunidade de participar do dito procedimento seletivo”.

Ela acrescenta ainda que “tais contratações ocorrerão sem que os selecionados tenham sido submetidos à capacitação técnica reconhecida, na modulação, como necessária para o exercício das funções públicas que lhes serão atribuídas. Isso ensejará, segundo entendimento esboçado na decisão monocrática embargada, riscos para os cidadãos que vierem a necessitar dos serviços públicos futuramente prestados pelos funcionários terceirizados”.

Na decisão proferida na última terça-feira (24), a desembargadora Pilar Celia Tobio de Claro considerou prematuro o pedido formulado pelo Ministério Público sem antes oportunizar que a Prefeitura de Guanambi se manifeste. Para isso abriu prazo de cinco dias para a prefeitura apresentar contestações e a seleção segue normalmente.

A Prefeitura de Guanambi, através de sua assessoria de comunicação, informou que o procedimento para contratação do IBGP ocorreu dentro da legalidade e que está respaldada por pareceres técnicos e jurídicos. Mais de três mil pessoas se inscreveram na seleção, as provas acontecem nesta quinta e sexta-feira na Unopar. Na semana passada, a prefeitura de Guanambi convocou 100 aprovados no último concurso. 

Veja a decisão

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 26 de abril de 2018 09:35

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio