30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Embaixada do Brasil recebe manifestações contra torcedores que hostilizaram mulheres na Rússia

Mais Lidas

Pelo menos três vídeos que circulam nas redes sociais envolvendo torcedores brasileiros que ridicularizam estrangeiros revoltam internautas.

O primeiro a ganhar repercussão foi o vídeo em que um grupo de homens que está na Rússia para assistir a Copa do Mundo cerca uma jovem aparentemente russa e canta músicas de conotação sexual. Ela chega a fazer coro, mas claramente não entende o que está falando.

O vídeo revoltou parte dos internautas, que considerou a atitude agressiva, machista e xenofóbica. Nas ruas, quem viu o vídeo também repudiou a atitude.

Os autores do vídeo começam a ser identificados. A Policia Militar de Santa Catarina confirmou que um dos participantes é policial militar do estado e que a corporação vai abrir um processo administrativo disciplinar para apurar a conduta do militar. Em nota, o órgão informou ainda que a atitude do PM  é incompatível com a profissão e o decoro da classe, independentemente dele estar em férias, folga ou em serviço.

Também foi identificado o advogado e ex-secretário de Turismo em Pernambuco, Diego Valença Jatobá. A OAB de Pernambuco divulgou nota repudiando com veemência a atitude do advogado. O texto destaca os dados sobre violência contra mulher: no Brasil, a cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal.

Em nota, o Ministério do Turismo também condenou a atitude dos torcedores e afirmou que o machismo e a misoginia não são aceitáveis sob nenhum aspecto.

Já em um segundo vídeo, ao menos três homens vestindo a camiseta da seleção brasileira ensinam mulheres estrangeiras a falar palavras de cunho sexual.

E, no vídeo mais recente, um torcedor faz um adolescente russo falar expressões homossexuais.

A embaixada brasileira na Rússia afirmou que recebeu, pela internet, manifestações informais de brasileiros que repudiaram o comportamento do grupo de torcedores.

O Itamaraty disse não ter informações de denúncias formais contra os brasileiros, e que o governo produziu uma cartilha orientando os torcedores brasileiros como se comportarem durante a Copa.

Jéssica Gonçalves da Rádio Agência Nacional

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas