23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Prevenção ao suicídio: ligações para o CVV serão gratuitas em todo país a partir deste mês

Mais Lidas

A partir deste mês, as ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), passam a ser de graça, em todo o país. O número de prevenção ao suicídio, 188, pode ser acionado por qualquer pessoa que passa por momentos de crise e precisa de apoio emocional.

A gratuidade das ligações vinham se expandindo pelo país desde o ano passado. Agora, os últimos estados que passam a ter o serviço de graça são Bahia, Maranhão, Pará e Paraná. Somente no ano passado, o Centro de Valorização da Vida recebeu 2 milhões de ligações de pessoas pedindo ajuda porque pensavam em tirar a própria vida.

Segundo o Ministério da Saúde, o número foi o dobro do registrado em 2016. Além do telefone 188, as pessoas podem buscar ajuda pela internet, no site cvv.org.br ou nos 87 postos de atendimento presencial.

O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio. São 2.400 voluntários que atuam no serviço. Todos foram capacitados em curso específico. Qualquer pessoa pode ligar e todas as chamadas têm sigilo.

Os atendentes buscam abordar os cidadãos de forma acolhedora e segura para aliviar a ansiedade e o desespero de quem procura ajuda. Segundo o Ministério da Saúde, a média de suicídios no Brasil, por ano, é de 5,5 habitantes para cada 100 mil, o equivalente a 11mil pessoas. Mas os idosos são os que mais preocupam os órgãos de saúde. A taxa de suicídio nessa faixa etária vem crescendo, principalmente entre os homens e os solteiros.

Notícias Relacionadas

  1. Sou Voluntária do CVV Maringá, e neste momento atuo na mantenedora.
    Gostaria de solicitar a correção de um equivoco na matéria quanto ao “”””Todos são formados em psicologia””” . A informação é equivocada. O CVV não exige nenhuma formação prévia, não há necessidade de especialidade, qualquer pessoa maior de 18 anos (que passa ela capacitação do CVV) pode ser um voluntário. O CVV presta apoio humanitário e não tratamento especializado ( o tratamento de especifidade continua sendo uma necessidade e direto do cidadão, não é o CVV quem assume essa parte no voluntariado). Essa é uma confusão comum, por isso gostaria de solicitação a correção da informação.
    Obrigada.

Deixe uma resposta

Últimas