35.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Ronda Maria da Penha começa a funcionar em Guanambi

A iniciativa visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e possui medidas protetivas de urgência deferidas

Mais Lidas

Joana Martins/ Agência Sertão

O município de Guanambi foi beneficiado com uma sala de atendimento  e  um núcleo de apoio às mulheres vítimas de de violência, a Operação de Ronda Maria da Penha Presente (OPRMP). A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (06).  O projeto é uma parceria da prefeitura de Guanambi e o 17º Batalhão de Policia Militar.

A sala de atendimento está localizada na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Avenida Joaquim Chaves, 404 B, no bairro Santo Antônio. Inicialmente, o  horário de funcionamento será das 8 às 18 horas de segunda-feira á sexta-feira.  A tenente PM Jacimara Ornelas será a coordenadora da operação.

tenente PM Jacimara Ornelas recebendo a chave da viatura da Ronda Maria da Penha

A Ronda Maria da Penha foi criada pelo Governo do Estado, em oito de março de 2015. No ano seguinte, passou a ser interiorizada.  A iniciativa visa proteger as mulheres vítimas de violência doméstica e possui medidas protetivas de urgência deferidas. Atualmente,  Operação de Ronda Maria da Penha está presente em mais de dez cidades baianas.

A secretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado da Bahia, Uiara Lopes, explica que no município existe uma necessidade de prevenção contra a violência feminina. “O ideal é que os municípios construam um Departamento de Políticas para as Mulheres (DPM). Assim, será criando uma projeto especifico para suas necessidades. A Ronda Maria da Penha não é uma medida preventiva e sim de acompanhamento para as vitimas. No entanto, é fundamental para um começo”, diz a secretária do estado.

O secretario de assistência social de Guanambi, Francisco Donato, esclarece que existem  ações voltadas para mulheres. “Realizamos diversas ações voltadas para as mulheres. As que já foram vitimas são acompanhadas por nossa equipe. No entanto,  já anotei a dica da Uani e vamos buscar avanços para nossa comunidade”, afirma Donato. Na ocasião, o prefeito Jairo Magalhães firmou o compromisso de construir um Departamento de Políticas para as Mulheres Guanambiense .

O núcleo de apoio as mulheres ganhou um viatura para realizar as atividades. A tenente PM Jacimara mostrou-se animada em coordenar a equipe” É uma responsabilidade muito grande comandar a Ronda Maria da Penha. Mas estou muito feliz em saber que iria ajudar várias mulheres da minha terra natal”, conta a coordenadora.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas