O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) licitou, este mês, a aquisição de 80 carros por R$ 7,5 milhões. De acordo com o certame, a empresa vencedora foi a Toyota. A montadora foi escolhida pelo critério de menor preço.
O aviso de homologação do pregão eletrônico não diz o modelo dos novos carros, mas indica que serão executivo, ano 2018, com capacidade para até cinco passageiros, bicombustível, quatro portas, na cor preta.
Cada veículo custa aproximadamente R$ 93 mil. A última renovação da frota do TJ-BA aconteceu em 2014, mas alguns carros foram entregues com atraso pela Renault. Atualmente a frota é composta por veículos modelo Fluence.
O tribunal possui 61 desembargadores, cada um, utiliza um carro do modelo Fluence da Renault. Os veículos pertencem ao TJ-BA.
A renovação da frota é justificada no edital. O documento registra que os automóveis atualmente utilizados saíram de linha em 2017 e, “por ser importado, há uma grande dificuldade para encontrar e substituir os componentes originais quando apresentam defeitos”.
O TJ também afirma que o tempo máximo de utilização dos carros é de quatro anos e, “mesmo com a realização de manutenção preventiva, apresentam defeitos, constantemente”.