23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi apresenta proposta para por fim na greve dos professores

Mais Lidas

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (31), o prefeito de Guanambi Jairo Magalhães e a secretária de Educação Maristela Cavalcante apresentaram uma proposta ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi (Sispumur) para por fim à greve. Em greve desde o dia 23, os professores vão se reunir em assembleia nesta sexta-feira (1º), na sede do Sindicato, para decidirem se aceitam ou não a proposta.

Na proposta para conceder o reajuste integral de 6,81% a todos os professores, a prefeitura condicionou a efetivação do repasse ao sucesso de Plano de Aposentadoria Voluntária (PAV) que irá ser proposto a professores que estão próximos de se aposentar, minimizando as perdas salariais. Segundo o prefeito, a boa adesão ao PAV irá proporcionar a economia necessária para a concessão do reajuste.

Segundo a prefeitura foi garantido o reajuste de 6,81% a todos os educadores que ainda não estão sendo contemplados com o piso nacional. Para quem recebe acima do piso, o reajuste será de 2%, mais 4,81% condicionados aos resultados do PAV. O pagamento retroativo dos salários também ficou condicionado ao PAV, no entanto, não foi divulgada qual a meta a ser alcançada para efetivação do acordo, ou seja, quantos professores precisarão se aposentar para que a econômica seja efetivada.

Representantes dos professores afirmaram que o não pagamento imediato do retroativo equivalente ao percentual de 2% não agrada a categoria, pois não se refere à data-base estabelecida em lei, não tendo relação com a condicionante do PAV. Eles ressaltaram que a assembleia da manhã desta quarta-feira (1°) irá definir os rumos da greve.

Segundo o prefeito, será necessário cortar investimentos em outras ações na ordem de aproximadamente R$ 500.000,00 para o cumprimento do acordo. “Essa foi a proposta possível, tivemos um diálogo muito salutar com o sindicato e estamos fazendo um grande esforço para garantir o reajuste imediato aos educadores, onde teremos que cortar investimentos perto de meio milhão, em outros setores, para garantir o pagamento em dia de todos os professores, onde faço um pedido de sensibilidade, diante deste momento difícil que atravessa o país, de grave crise financeira, para que voltem às aulas e continuem desempenhando o valoroso sacerdócio de ser professor”, disse o prefeito Jairo Magalhães.

Ouça a fala do prefeito:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas