29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Veja quem são os seis candidatos ao Governo da Bahia

Mais Lidas

candidatos ao Governo da Bahia

O prazo para realização de convenções partidárias termina neste domingo (5). Até este sábado (4), seis partidos confirmaram candidaturas para o cargo de governador da Bahia. O pleito acontece em outubro.

Veja os candidatos confirmados:

Célia Sacramento (Rede)

A ex vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (Rede), estreou a semana das convenções partidárias na Bahia. Ela foi oficializada na disputa pelo Palácio de Ondina no dia 28 de julho, no Centro Empresarial Iguatemi. A chapa terá o empresário José Itamário (Rede), de Vitória da Conquista, na vice.

Com apenas um partido, a candidata ao governo vai tentar alcançar o estado com as mídias sociais. Questionada sobre as dificuldades de aliançar com outros partidos, Célia disse que algumas siglas cortejaram a candidatura da Rede, mas, por questões programáticas, as conversas não foram adiante. “Por esse motivo, não deu certo”, assinalou.

A Rede Sustentabilidade tem entre seus pontos estatutários a não reeleição a cargos executivos

João Henrique (PRTB)

Na última terça-feira (31), o PRTB oficializou o nome de João Henrique Carneiro como candidato ao posto de governador da Bahia nas eleições 2018. Na ocasião, o ex-prefeito de Salvador rebateu as recorrentes críticas e se comparou a um iluminado e ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

“A imagem que fizeram de mim também fizeram de Nelson Mandela, que ficou 30 anos preso. Uma vez ele falou de dentro da prisão: ‘a imagem que fizeram de mim não é nada do que eu sou, mas, com o tempo, o povo vai saber quem de fato eu sou’. Quando ele saiu da prisão, foi eleito presidente da África do Sul com votação quase unânime e fez um governo de brancos e negros”, narra João Henrique.,

Apesar da confirmação da candidatura de João Henrique, o PRTB ainda não definiu o nome a vice.

João Santana (MDB)

O MDB confirmou, em convenção estadual da legenda na última quarta-feira (1º), em Salvador, o nome de João Santana como candidato ao governo da Bahia nas eleições. Santana disputará o cargo de chefe do executivo estadual pela primeira vez. A candidata a vice-governadora na chapa é a pedagoga e militante política Jeane Cruz. Completam a chapa os candidatos ao Senado: Jorge Viana (MDB) e Marcos Maurício (PSDC).

“Minha vice, professora Jeane, não foi escolhida por ser mulher, mas por ser militante do MDB, competente, empreendedora, politizada. E por sorte é mulher. E quem tem bom gosto, gosta de estar ao lado das mulheres”, disse o ex-ministro na ocasião.

Ele ainda comentou a desistência do prefeito ACM Neto (DEM) de concorrer ao governo do estado. “Durante dois anos Neto foi o polarizador na briga com o governador, e na última hora deixou todo mundo com as calças na mão. Mas o MDB não é partido de calça na mão. Por isso aceitamos a candidatura. Eu não era deputado, senador, nada. Me chamaram, estou preparado”, prosseguiu.

Marcos Mendes (PSOL)

Marcos Mendes foi confirmado pelo PSOL, em convenção do partido realizada no dia 29 de julho. Na ocasião, o baiano ressaltou a desigualdade que a legenda vai enfrentar no horário eleitoral gratuito, mas pretende superar de maneira inteligente as dificuldades e enfrentar o governador Rui Costa (PT) no segundo turno. “Vamos ter entre 20 e 40 segundos de televisão. Mas Marcelo Freixo, com 11 segundos, esteve no segundo turno porque ele ocupou as redes sociais muito bem. Ele usou o pouco tempo de televisão de maneira inteligente”, disse.

Mendes quer lançar a figura da “co-governadora”, em vez de “vice-governadora” em sua gestão. Para o posto, o socialista contará com Dona Mira, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto na Estado (MTST-BA).

Rui Costa (PT)

O atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou a candidatura à reeleição na manhã de sábado (4). Durante o evento, o governador evitou responder a ataques feitos pela oposição na convenção do DEM, que aconteceu na sexta-feira (3) em Salvador e confirmou Zé Ronaldo candidato ao governo da Bahia.

Em conversa com a imprensa, o petista, que tem 14 partidos em sua chapa, disse que o seu programa de governo terá a educação como uma das áreas prioritárias. A chapa majoritária encabeçada pelo governador tem como candidato a vice João Leão (PP). As duas vagas para o Senado na chapa foram preenchidas por Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

Zé Ronaldo (DEM)

O ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo, foi confirmado candidato ao governo da Bahia durante convenção do DEM realizada na manhã de sexta-feira (3)no Hotel Fiesta, em Salvador. O evento também marcou o fim do mistério sobre quem iria ocupar o posto de candidata à vice-governadoria na chapa majoritária. O democrata anunciou a médica Mônica Bahia para concorrer à vaga no pleito de outubro.

O lema da campanha de Zé Ronaldo é “A Mudança Vem do Interior”, em uma referência à origem do democrata. Completam a chapa na corrida pelo Senado os deputados federais Jutahy Júnior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC).

Adenilson Nunes e Vagner Souza/BNews

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas