33.6 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Pesquisas do IF Baiano sobre cultivo de mamona são destaques na SBPC

Mais Lidas

Estudantes de Engenharia Agronômica do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi participaram da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O evento foi realizado entre os dias 22 a 28 de julho em Maceió, capital de Alagoas. Entre os trabalhos apresentados, duas pesquisas desenvolvidas na área de cultivo de mamoneira no Campus Guanambi foram selecionadas entre os cinco melhores da área de agronomia, um deles foi premiado pelos avaliadores. O resultado da avaliação foi divulgado pela SBPC na última sexta-feira (10), os autores receberam certificados pelo destaque de seus trabalhos.

O trabalho intitulado “Caracterização Física e Armazenagem de Água em Solo Cultivado com Cultivares de Mamoneira” recebeu menção honrosa da SBPC. A pesquisa que originou o trabalho é orientada pelo professor Alexandro Brito e co-orientada pelo professor Leandro Peixouto. Os alunos autores foram: Darley de Araújo Nascimento, Ian Carlos Bispo de Carvalho e Helder Henrique Neves Faria.

O estudante Darley de Araújo durante a apresentação do pôster na 70ª Reunião Anual da SBPC

Segundo o Professor Alexsandro Brito, esse trabalho é oriundo do Programa de Melhoramento Genético da Mamoneira (PMGM), coordenado pelo professor Leandro Peixouto, o qual faz parte dos projetos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Manejo dos sistemas agrícolas na região semiárida. “É importante ressaltar que os graduandos de Engenharia Agronômica Darley e Ian são nossos ex alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado, tornando o processo de formação de recursos humanos bastante exitoso e com bons resultados como essas premiações, além de outros exemplos. Nós docentes e orientadores ficamos muito orgulhosos e motivados para o desenvolvimento de outros trabalhos de pesquisa, que possam, nesse caso específico, alavancar a cultura da mamona na região”.

Já o trabalho intitulado “Atividade Antifúngica de Extrato de Cravo-da-Índia e Algodão de Seda sobre o Desenvolvimento de Fusarium oxyporum f. sp. ricini” foi premiado pela apresentação, escolhido como melhor na área do conhecimento de agronomia. O projeto foi orientado por Yslai Peixouto, técnica de laboratório do IF Baiano e doutoranda Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e co-orientado pelo professor Leandro Peixouto. Este trabalho teve a participação alunos Marília Izabela Fernandes Rocha e Leonardo Reis Quirino, com colaboração das técnicas em laboratório do Campus, Symone Costa de Castro, Flavia Fernandez Kruschewsky.

A estudante Marília Izabela apresenta o trabalho para avaliadores da SBPC

Yslai Peixouto explicou em que consiste a pesquisa que resultou no trabalho premiado pela SPBC. “Esse trabalho veio da necessidade do PMGM para minimizar os impactos caudados pelo Fusarium oxysporum f.sp. ricini à cultura da mamoneira. Esta cultura sofre grandes perdas de produção por causa deste fungo, por isso, buscou-se avaliar extratos vegetais de forma a inibir o crescimento do fungo in vitro para posterior estudo em situações de campo. Este é um método de controle alternativo, em função de não apresentar risco ambiental, aos animais e ao produtor, bem como apresentar menor custo. Estamos muito felizes com o resultado alcançado na SBPC.”, afirmou.

Além dos dois trabalhos escolhidos como os melhores da área de agronomia, outros cinco trabalhos desenvolvidos no Campus Guanambi foram apresentados nesta edição da Reunião Anual da SBPC, confira a relação:

Determinação de Nutrientes em Três Cultivares de Mamona com Diferentes Doses de Esterco Bovino – Apresentado por Marcelo Santana
Avaliação Morfoagronômica de Dez Populações F3 de Mamoneira – Apresentado por Yslai Peixouto
Avaliação de Crescimento Micelial de Fungo por Meio de Análise de Imagem – Apresentado por Leandro Peixouto
Avaliação de uma População Segregante de Mamona Quanto à Resistência – Apresentado por Zilda Cristina Malheiros Lima
Teste de Vigor em Plântulas de Mamoeira Submetidas a Diferentes Tratamentos para Quebra de Dormência  – Apresentado por Gabriela Rocha Ayres

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas