22.1 C
Guanambi
18.4 C
Vitória da Conquista

6.280 eleitores usarão nome social para votar

Mais Lidas

Tiago Marques | Agência Sertão

Ao todo, 6.280 eleitores transexuais e travestis solicitaram a inclusão de seu nome social no título de eleitor e no caderno de votação das Eleições 2018. Os eleitores também tinha a opção de atualizar a identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. Na Bahia são 318 eleitores que usarão o nome social.

Nome social é aquele que designa o nome pelo qual o transexual ou travesti é socialmente reconhecido. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero – masculino ou feminino – a pessoa se identifica. A opção pela autoidentificação foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em sessão administrativa realizada março. O Tribunal decidiu também que transexuais e travestis podem solicitar a emissão de título de eleitor com seu nome social.

Segundo o TSE, além de garantir a identificação desejada, o nome social visa assegurar tratamento digno ao eleitor. O nome registrado pelo cidadão constará também das folhas de votação e dos terminais dos mesários nas seções eleitorais, de modo a favorecer uma abordagem adequada à individualidade do eleitor.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas