21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Servidores Técnicos da UNEB realizam paralisação de 24h nesta quinta-feira

Com a paralisação, as Universidade Estaduais em toda a Bahia, estarão com seus portões fechados

Mais Lidas

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintestba), representante dos Servidores Técnicos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), informa que, por determinação do Fórum dos Técnicos das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), paralisam suas atividades nesta quinta-feira (16).

Com a paralisação, as Universidade Estaduais em toda a Bahia, estarão com seus portões fechados. Na UNEB, o mesmo ocorre nos departamentos da capital e do interior.

A paralisação de 24h, organizada pelo Fórum dos Técnicos Administrativo das UEBAs, tem o objetivo de chamar atenção do governador Rui Costa para a pauta de reivindicações da categoria.

Segundo os servidores, há pelo menos quatro anos o Governo não concede o reajuste salarial aos Técnicos das Universidades Baianas. “Provocando com isso, grande defasagem nos salários da categoria, que estão com salário base no valor de R$ 796,00, abaixo do mínimo. As perdas salarias da categoria já chegam a 80%”. Declaram

Os técnicos também alegam que o auxílio alimentação dos servidores das universidades está no valor de R$ 9,00, sem reajuste há pelo menos dez anos.

A categoria argumenta que em 2015, o Governo cortou repentinamente o adicional de insalubridade dos trabalhadores das universidades. “Os técnicos trabalham dentro das universidades com produtos químicos utilizados nas aulas de pesquisas estudantis e docentes, colocam a saúde em risco e o direito financeiro decorrente das atividades que desempenha, foi retirado”.

A coordenação do SINTEST/UNEB informa ainda que, em virtude do processo eleitoral da  Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb) coincidir com a paralisação/mobilização dos servidores técnicos administrativos, democraticamente o acesso aos eleitores docentes será liberado para exercerem seu direito ao voto.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas