30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Carinhanha completa 109 anos nesta sexta-feira (17)

Mais Lidas

Localizada a margem esquerda do rio São Francisco, Carinhanha completa 109 anos de emancipação política nesta sexta-feira (17). O município tem 33.188 habitantes segundo a última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estática), a fruticultura tem sido o destaque na consolidação da independência financeira nos últimos anos.

A Freguesia de São José de Carinhanha foi instalada  no ano 1806. Em 1832, o “julgado” de São José de Carinhanha, pertencente à comarca do Rio São Francisco foi elevado à categoria de vila, a emancipação político-administrativa de Carinhanha ocorreu em 17 de agosto de 1909.

O município banhado pelos rios São Francisco e Carinhanha, abriu as portas para outras regiões com a inauguração da ponte Guimarães Rosa, em 2010. Até então, a travessia era feita a balsa, ainda de forma primitiva, fazendo com que os empresários perdessem o interesse em investir na cidade.

Segundo historiadores, foi o bandeirante Manuel Nunes Viana, vencedor dos paulistas, na Guerra dos Emboabas, em busca do rio das Velhas, atingiu a margem esquerda do rio São Francisco e indo para o sul atravessou o mesmo na confluência com o rio Carinhanha ou Carunhenha, fixou base para suas conquistas, local que posteriormente veio a ser o centro de intercâmbio entre a Bahia e o estado de Minas Gerais.

O nome da cidade “Carunhannha”, isto é, “loca de sapo”, entretanto, a maioria atribui o topônimo indígena à grande quantidade de aves de nome Carunhenha existente no lugar, hoje raramente encontradas nas margens das lagoas. Outros já dizem que o nome é derivado de uma índia de nome Nhanha com a junção de um peixe, carí, dando assim o nome então de cainhanha.

A banda Os Clones do Brasil e Swing do Rafa se apresentarão a partir das 22h00, na Praça do Relógio, em comemoração aos 109 anos de emancipação política, conforme informação da Secretaria de Cultura.
Com Informações do Portal Folha do Vale

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas