30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Agências bancárias passam a aceitar boletos vencidos acima de R$ 400

O novo sistema reduz o risco de erro no cálculo de multas e encargos

Mais Lidas

A partir deste segunda-feira (27), pode  ser pago em qualquer agência bancária os boletos  vencidos acima de 400 reais. A mudança é parte de um processo gradual da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que prevê que todos os boletos sejam registrados em uma nova plataforma de cobrança até novembro.

O novo sistema reduz o risco de erro no cálculo de multas e encargos. A empresa emissora do boleto deve registrar na nova plataforma todas as informações do documento, como o CPF ou CNPJ da empresa, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

Sendo assim, os bancos não aceitam o pagamento de boletos acima de 400 reais que não estejam cadastrados no novo modelo. Vale lembrar que, mesmo com agências fechadas em finais de semana, os consumidores podem pagar boletos em caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento 24 horas, aplicativos e sites de bancos, mas o pagamento só será compensado no próximo dia útil.

Segundo o Exame, para saber se o boleto está cadastrado na nova plataforma, é preciso consultar diretamente a empresa que emitiu o documento, já que não há diferenças visuais entre os boletos antigos e os novos. Quem não conseguir pagar o boleto antigo acima de 400 reais no banco deverá quitar o débito diretamente com o credor.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas