35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Setembro Amarelo: a cada 40 segundos, há um suicídio no mundo

No Brasil 32 pessoas se matam por dia

Mais Lidas

Atualmente o suicídio é um problema de saúde pública no Brasil e a sua ocorrência tem crescido entre os jovens de 15 a 29 anos, e também de crianças e adolescentes. O índice de suicídios é maior do que de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

No Brasil 32 pessoas se matam por dia. Os dados mundiais indicam que ocorre uma tentativa a cada três segundos e um suicídio a cada 40 segundos. No total, chega-se a 1 milhão de suicídios no mundo.

Como objetivo de diminuir esses números, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.  Há quatro anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove a campanha nacional Setembro Amarelo.

O Setembro Amarelo é realizada também pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). São aproximadamente 70 Postos e cerca de 2.000 voluntários que se revezam para o atendimento 24 horas por dia, inclusive aos domingos e feriados. Esse atendimento é prestado por telefone 188 ( grátis para todo Brasil), e-mail, pessoalmente nos postos e via chat, sendo a primeira entidade do gênero no mundo a prestar atendimento via chat.  Todas as opções citadas podem ser acessadas pelo site www.cvv.org.br.

O site do CVV também dispõe de vários textos relevantes para quem convive com uma pessoa com depressão ou outros problemas que podem levar ao suicídio e desejam ajudá-la. Acesse os textos clicando aqui.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas