26.1 C
Guanambi
20.7 C
Vitória da Conquista

Secretaria de Saúde de Guanambi realiza abertura da Campanha Outubro Rosa

Segundo o secretário, André Moitinho, durante todo o ano são feitas ações de prevenção, como os mutirões de mamografia

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi iniciou na manhã desta quarta-feira (3), no auditório da Câmara de Vereadores, a campanha “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama, que é realizado em todo o mundo.

O Secretário André Moitinho, realizou a abertura da ação, com a realização de palestras com a médica ginecologista Monik Kelly Costa Moraes, e a mastologista Marina Rafaela Cambuy. A primeira-dama Gabriela Barros e José Carlos Carregosa representante do Instituto Brasileiro de Gestão Pública – IBGP, também participaram do ato inicial e parabenizaram o secretário pelo apoio a campanha de prevenção, destacando a importância da informação para conter o avanço da patologia.

De acordo com o secretário, a melhor forma de conter a doença é o diagnóstico precoce. “Uma das causas dos altos índices de mortalidade do câncer é a descoberta tardia da doença, por isso é importante fazer os exames de rotina e a avaliação clínica, que são capazes de detectar o problema ainda nos estágios iniciais, quanto antes for o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação”, salientou.

Ainda segundo o secretário, durante todo o ano são feitas ações de prevenção, como os mutirões de mamografia. “Neste mês de Outubro Rosa, as campanhas de prevenção são intensificadas em ações externas, como distribuição de material informativo, palestras em escolas, faculdades e associações, caminhadas, entrevistas na imprensa, além de mutirões de exames, que reforçam para um trabalho que é incansavelmente desenvolvido durante todo o ano”, reiterou.

Durante toda a manhã, o auditório ficou lotado por profissionais de saúde, populares, estudantes de medicina do Centro Universitário – UniFG e de enfermagem da Uneb.

Via Ascom – Prefeitura de Guanambi.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas