29.9 C
Guanambi
22.2 C
Vitória da Conquista

Minicurso da Secitec aborda "Construção Sustentável e Construção Eficiente" na UniFG

A II Secitec continua com programações durante a noite nesta quarta-feira

Mais Lidas

A II Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) está promovendo vários eventos de forma simultânea nesta quarta-feira (17). No inicio da tarde foi a vez do minicurso – Construções em Terra Crua, ministrado pelos arquitetos Elisa Fialho e Michel Macedo.

O minicurso foi realizado em duas etapas – na primeira, foram expostas pelos palestrantes a parte teórica. Já a segunda etapa foi realizada na tarde desta quinta-feira (18), na parte externa do anexo de engenharia da UniFG, com a parte prática do treinamento.

A arquiteta Elisa Fialho iniciou o curso abordando os “Impactos ambientais causados pela construção”. Nessa teoria, Elisa explicou que “toda intervenção humana ao meio em que ele vive causa impacto – seja social, econômico ou ambiental”.

Para atenuar os impactos, Elisa apresentou as teses sobre “construção sustentável e construção eficiente”. A arquiteta fala da importância de projetar a construção pensando a longo prazo. “Sustentabilidade significa atender as necessidades, sem prejudicar a capacidade futura de atender as necessidades – utilizar os recursos pensando nas futuras gerações”, explica.

Segundo a engenheira a construção eficiente pensa em economia evitando o desperdício. “Tipos de vedação, formas de iluminação, refrigeração (conforto térmico, isolantes térmicos), geração de energia, consumo energético, água, esgoto e descarte de resíduos sólidos. Eficiência engloba todas essas etapas”, pontua.

A II Secitec continua até sexta-feira (19), confira a programação completa:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas