29 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Acumulado de chuva em novembro chega a 94 mm e já muda paisagem em Guanambi

Mais Lidas

Da Redação da Agência Sertão

O mês de outubro terminou com tempo instável e essa instabilidade se estendeu para as primeiras semanas de novembro em Guanambi e região. Até esta segunda-feira (12), foram registrados 94 milímetros de chuva pelo pluviômetro da Agência Sertão, localizado no centro de Guanambi.

A temporada de chuva começou na região no mês de setembro de forma bastante modesta, foram registrados dois episódios de chuva que somaram 4 mm no mês. Em outubro a chuva já foi mais considerável, 56 mm na soma dos três episódios registrados, sendo que só no dia 30 foram 32 mm. O volume está bem próximo da média histórica para o mês que é de 55 mm.

Nos primeiros 11 dias de novembro choveu cinco vezes, o maior registro foi no feriado do dia 2 de novembro, quando foram registrados 65 mm. No dia 4 foram 5 mm e de sexta-feira (9) a domingo (11) choveu mais 24 mm. Os 94 mm registrados representam 65% da média do mês, que é de 144 mm.

O volume de chuva registrado, apesar de ainda baixo, já mudou drasticamente a paisagem de seca. Em algumas regiões os primeiros riachos já começam a correr e a vegetação cinza do período seco da lugar ao verde do período de cheias.

A previsão é de que o tempo continue instável pelos próximos dias com céu nublado a parcialmente nublado, podendo ocorrer pancadas de chuva. Na última semana do mês a probabilidade de chuvas mais significativas é maior.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas