20.8 C
Guanambi
16 C
Vitória da Conquista

Para conseguir vaga em escola municipal de Guanambi pais enfrentam fila desde domingo (16)

A Escola Municipal José Neves Teixeira foi a mais bem avaliada em Guanambi pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica referente ao ano de 2017

9,101FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever

Últimas Notícias

Mais Lidas

Advertisement

Geovane Santos | Agência Sertão

A Escola Municipal José Neves Teixeira, localizada no bairro Aeroporto Velho em Guanambi, é uma das instituições de ensino mais procuradas pelos pais para matricularem seus filhos no ensino fundamental da cidade, as vagas ofertadas vão do 6º ao 9º ano.

Antes de serem abertas as novas matrículas, a grande demanda já vem provocando filas para assegurar a oportunidade. Muitas mães e alunos optaram por anteciparem as buscas pelas vagas que só serão abertas na quinta-feira (20).

Elismara Dias conhecida como (Branca), moradora de Guanambi, tem uma filha de 10 anos e está na fila desde domingo (16). Branca está sendo responsável pela organização da fila, e explica a motivação das mães para enfrentarem a maratona.

“Realmente compensa, essa é uma escola que a demanda é maior e tem um ensino muito bom, inclusive outras mães que tem filhos estudando falam da qualidade do ensino. A secretária de educação e a diretora da escola falaram que não é necessário, só que nós brasileiros queremos garantir o nosso direito, pode faltar vaga e ela não tem a quantidade exata que será ofertada. Nós estamos aqui arriscando”, explica Branca.

- Advertisement -

Branca ressalta ainda que a direção não conseguiu especificar a quantidade de vagas em virtude de alunos que ainda estão fazendo recuperação e a prioridade é para os estudantes da casa. No ano passado, segundo informações dos pais, foram ofertadas 119 vagas na escola e até a manhã desta terça-feira (18) foram contabilizadas, por eles, 130 pessoas na fila.

A secretaria da Escola José Neves Teixeira informou que nos anos anteriores o formato era diferente. As escolas que não possuíam as séries subsequentes ao 5º ano já tinham a matrícula dos alunos garantida. Os pais de alunos matriculados em instituições de ensino que possuem séries anteriores ao 5º e subsequentes passaram a solicitar vagas na escola, isso determinou as mudanças. Hoje a instituição recebe alunos de todas as escolas o que tem provocado as grandes filas, segundo a secretaria.

A Escola Municipal José Neves Teixeira foi a mais bem avaliada em Guanambi pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica referente ao ano de 2017 (Ideb), divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em setembro deste ano. O resultado da escola foi de 5.3 pontos, acima da média municipal para 2017 de 4.8 e da média alcançada pelo estado que foi de 5.1.

Destaques Para conseguir vaga em escola municipal de Guanambi pais enfrentam fila desde...

Deixe uma resposta

Relacionadas