20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Prefeitura elabora Projeto de Lei para doação de área para Construção do Centro Integrado de Saúde da UniFG

O Centro Integrado de Saúde irá ofertar para a população atendimento nas modalidades de psicologia, medicina, nutrição, fisioterapia, atendimento farmacêutico, medicina de imagem, radiologia, cardiologia, neurologia e outros atendimentos médicos.

Mais Lidas

Geovane Santos

O prefeito em exercício, do município de Guanambi, Hugo Costa (PSD) assinou na tarde desta quarta-feira (23), um Projeto de Lei prevendo a doação de uma área pública de 3.150 metros quadrados para a construção do Centro Integrado de Saúde do Centro Universitário – UniFG. Após o fim do recesso, a Câmara de Vereadores irá analisar e votar o projeto.

A área pública a ser doada fica localizada na Rua 10, Quadra 75, no Bairro São Francisco. A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi e representantes da instituição de ensino avaliam a localização do lote como estratégica, para saúde da população, devido a proximidade com uma rede de serviços públicos de saúde como – Unidade de Pronto atendimento (UPA) e Hospital Regional.

O Centro Integrado de Saúde irá ofertar para a população atendimento nas modalidades de psicologia, medicina, nutrição, fisioterapia, atendimento farmacêutico, medicina de imagem, radiologia, cardiologia, neurologia e outros atendimentos médicos.

Segundo o professor Georgheton Nogueira, reitor da UniFG, a iniciativa da prefeitura tem caráter de política pública e beneficiará milhares de pessoas. “O município dispor dessa política é extremamente importante porque dá um protagonismo em seu processo de desenvolvimento. Uma política desta bem conduzida produz efeitos positivos para a comunidade. O município está pegando uma área pública que pertence a sociedade e passando para uma instituição, para que isso assuma uma função social ampliada de política pública, que vai atender milhares de pessoas. Então, está dando um caráter de utilidade para um recurso público convertendo em benefício para a população”, pontua.

Georgheton explica ainda que esse projeto não é o primeiro investimento da instituição em saúde para a comunidade de Guanambi e região. Segundo ele a construção do Centro Integrado de Saúde pretende reunir diversos serviços voltados para a área específica, que a UniFG já oferta, “em um conceito de serviços e estrutura bem identificado com a proposta da instituição”, além de ampliá-los.

Atualmente a UniFG dispõe de um Centro Integrado de Saúde, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 459, centro de Guanambi que reúne as clínicas de Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e ambulatório de Pediatria e Clínica Médica. Além disso, o Centro Integrado possibilita aos alunos dos cursos de saúde, da UniFG, desenvolver atividades teórico-práticas que contribuem para a formação acadêmica e profissional.

De acordo com a Coordenação do Centro de Saúde UniFG, em 2018, os estágios dos cursos de saúde da instituição, alcançaram uma média acima de 8.000 atendimentos. Dentre eles – 6.342 sessões de Fisioterapia, 1.300 atendimentos em Psicologia, 496 atendimentos, incluindo avaliação e retornos em Nutrição, uma média de 72 atendimentos em Atenção Farmacêutica e 305 Consultas Médicas em clínica Geral e Pediatria.

O secretário de saúde do município de Guanambi, André Moitinho, explica que a parceria entre prefeitura e UniFG proporcionará grandes benefícios para a população. “A UniFG é um grande patrimônio do nosso município. Essa parceria, esse investimento vai favorecer o grande patrimônio do ser humano que é a saúde e um dos grandes patrimônios da cidade que é a UniFG. As pessoas mais carentes do município, os que não tem acesso aos serviços de saúde de qualidade vão ter acesso a esse hospital universitário”, comemora.

Estiveram presentes no ato de assinatura do Projeto de Lei do executivo – secretários municipais, a deputada estadual Ivana Bastos, além dos representantes da UniFG, o Reitor Georgheton Nogueira, a Pró-Reitora de Administração Juliana Gerabi, e Roberto Duarte, membro do Conselho Administrativo da CESG – Centro de Educação Superior de Guanambi Ltda.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas