21.2 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Centro Universitário UniFG realiza atividades de entretenimento na aula inaugural

Mais Lidas

O Centro Universitário UniFG iniciou na noite desta terça-feira (29) as programações do  #PartiuUniFG. O evento faz parte das atividades de recepção dos alunos da instituição. As comemorações acontecem no Campus da Avenida Pedro Felipe Duarte, 4911, no bairro São Sebastião em Guanambi.

As ações são destinadas a todos os semestres dos cursos de graduação, e estão divididas em dois momentos. Nesta segunda-feira (28) aconteceu a Calourada, tanto pela manhã, quanto pela noite. A recepção contou com apresentação musical, um bate-papo com alguns colaboradores da instituição, dentre outras atividades.

Já nesta terça-feira (29) e na quarta-feira (30), às 20h e às 8h, respectivamente, ocorreu o #PartiuUniFG, com a apresentação do cantor Tauan Montalvão, boas-vindas da vice-reitora Dayana Nogueira, palestra do poeta, compositor e apresentador Matheus Boa Sorte e um stand up com o humorista Psit Mota.

As programações de terça-feira iniciaram com a vice-reitora, que, além das boas-vindas, também explicitou algumas novidades. Uma delas foi a construção do laboratório de telejornalismo, com previsão de entrega para o início do próximo semestre.

Segundo Dayana, a pretensão da UniFG foi promover um evento com formato diferente dos anteriores. “Obviamente que não vamos deixar a parte da reflexão científica de lado. No entanto, nessa abertura, tentamos oferecer algo descontraído, alguém do sertão para trazer uma mensagem motivacional para os alunos e ao mesmo tempo fazer sorrir, entendendo que já tivemos muitas conquistas e esse semestre será desafiador, tanto para os alunos, quanto para instituição”, pontua.

Matheus Boa Sorte iniciou sua apresentação falando de suas vivencias pelo sertão e o quanto ele pode extrair lições de um povo humilde como o nordestino. “Esse momento de contar histórias, que eu compartilho algumas das muitas, elas falam exatamente dessa acessibilidade, principalmente a coragem que o sertanejo tem de viver. O sertão além de fronteiras, de quem nasceu no Rio Grande do Sul, em Roraima e fora do Brasil que nem sabe o que é sertão. Sertão é um estado de espirito, é um sentimento de quem carrega leveza, fé, um sorriso na cara, um pouco de malícia e muita coragem”.

O poeta faz um paralelo entre o sertanejo e o universitário explicando que até no bom humor o povo do sertão transmite ensinamentos, com histórias de superação e persistências. “São doutores da arte de viver, que mesmo sem nunca terem tido a chance de passar na porta de uma universidade, dariam aula a qualquer um de nós”.

O apresentador fala ainda de quando surgiu a inspiração. “A minha vida ela permeia pelo que faço na televisão. Eu percebi uma demanda espontânea quando o programa Dendê na Mochila começou. Hoje o Dendê virou um fenômeno de audiência. Eu comecei a perceber que as pessoas estavam carentes de coisas simples, mas que falacem de tradicionalismo, com o tom da poesia e defendesse o nordeste”.

Finalizando as apresentações, com muito humor, Psit Mota relembrou suas confusões na escola e na universidade, mas segundo ele, os estudos trouxeram um novo significado para sua vida. “Eu vim na UniFG trazer uma mensagem de incentivo para os que estão chegando e os que já estão há algum tempo. Contar uma história de alguém que viu nos estudos uma ponte para trazer um novo significado de vida, não só como indivíduo, mas para a família inteira. Em minha família, durante todas as gerações, eu sou o primeiro a entrar em uma universidade, e chegar aqui e encontrar uma estrutura como essa, possibilitando que muitas pessoas na região possa adquirir conhecimento, ter dignidade na profissão, me deixa muito emocionado”, afirma.

Confira o áudio desta matéria

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas