35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Semana começa com possibilidade de chuva em Guanambi e Região

Depois de muito calor, semana começa com possibilidade de chuva em Guanambi e toda a região. Estiagem já dura mais de um mês no município

Mais Lidas

Agência Sertão chuva em Guanambi 

A temperatura em Guanambi chegou a 37,8ºC neste domingo (3), o calor veio aliado com a baixa umidade do ar que chegou aos críticos 17%. Esta foi a temperatura mais alta registrada na cidade em 2019, segundo dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no aeroporto de Guanambi.

Os institutos de meteorologia no entanto estão apontando probabilidade de chuva na região a partir desta segunda-feira (4), com maior chance a partir de quarta-feira (6). Caso as previsões se confirmem, o calor deve dar uma trégua e a umidade do ar deve melhorar.

Dois dos principais satélites de meteorologia divergem sobre o volume de chuva previsto na região. O modelo europeu ECMWF aponta acumulado de 15,4 mm nos próximos 10 dias, já no modelo dos Estados Unidos GFS é mais otimista e prevê acumulado de quase 50 mm em Guanambi e até 100 mm em Caetité e regiões da Serra Geral.

O modelo europeu ECMWF aponta acumulado de 15,4 mm nos próximos 10 dias, já no modelo dos Estados Unidos GFS aponta possibilidade de acumulado de até 50 mm

Guanambi está a 37 dias sem chuva generalizada, a última precipitação significativa aconteceu em 28 de dezembro, quando choveu 5 mm. Antes disso, choveu cerca de 40 mm entre os dias 8 e 9 de dezembro, a quase dois meses.

A estiagem já ameça diversas safras na região, o sorgo que começou a se desenvolver bem com as chuvas regulares do final do ano passado sofre com o sol forte. Produtores também relatam perdas significativas nas plantações de melancia e outras culturas.

Confira o áudio desta notícia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas