26.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Ministério anuncia revitalização de 26 barragens na Bahia

Mais Lidas

Um total de 26 barragens na Bahia que reservam água para diversos usos deve ser recuperado pelo governo federal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. A Bahia é o estado com o terceiro maior número de barragens a serem recuperadas em 14 estados da federação. Segundo comunicado do ministério, os diagnósticos apontam medidas e estratégias necessárias à reabilitação desses barramentos. Apesar de demandarem atenção, o ministério informou que as estruturas não apresentam risco iminente de rompimento.

Ainda segundo o ministério, o Plano de Ações Estratégicas para Reabilitação de Barragens da União (Planerb) é resultado de uma cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil. Canuto informou que pelo menos R$ 50 milhões estão disponíveis para as intervenções. O ministro informou ainda que o cronograma de execução das atividades ficará a cargo de cada órgão responsável pelas estruturas – Codevasf, Dnocs e a Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), do MDR.

Ainda de acordo com Canuto, a SNSH assumirá os serviços de reabilitação das barragens que eram de responsabilidade do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e que não estão na área de atuação da Codevasf e do Dnocs.

Via Bahia Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas