20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Cheganças, Marujadas e Embaixadas viram patrimônio imaterial na Bahia

Mais Lidas

Um decreto assinado pelo governador Rui Costa e publicado na edição do Diário Oficial do Estado neste sábado, incluir as expressões culturais das Cheganças, Marujadas e Embaixadas como patrimônios imateriais da Bahia.

O governador determinou a inclusão das manifestações culturais no Livro de Registro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas e autorizou que o  Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia  (Ipac), autarquia vinculada à Secretaria de Cultura, adote as providências legais que se fizerem necessárias ao cumprimento deste Decreto.

Na Bahia são mais de 25 grupos inventariados em mais de 20 distintas cidades como: Andaraí, Lençóis, Taperoá, Paratinga, Alcobaça, Jacobina, Saubara, entre outras. Por meio de representações dramáticas, com recursos de cantos e danças, os grupos retratam o universo das navegações coloniais, lutas, vida dos marujos, entre outros temas.

Em novembro do ano passado, o Conselho Estadual de Cultura havia aprovado o Registro Especial para as manifestações de “Cheganças, Marujadas e Embaixadas” como patrimônio imaterial da Bahia.

Manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas

Segundo o site da Fundação Joaquim Nabuco, Chegança é um auto popular do Nordeste do Brasil baseado em antigas tradições ibéricas celebradas em romances de inspiração marítima e em danças que representam combates entre cristãos e mouros.  Alguns pesquisadores afirmam que o termo Chegança é originário de palavras náuticas como “chegar”, que significa dobrar as velas à chegada do navio, ou “chegada”, no sentido de abordagem.

A marujada, também conhecida como fandango, é um folguedo típico das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A marujada é considerada uma importante representação cultural, de caráter popular, do folclore brasileiro. Participam, deste folguedo, homens (geralmente com os instrumentos musicais), mulheres (geralmente nas danças e encenações) e também crianças (nas encenações). A marujada surgiu em Portugal, como comemoração, no contexto das conquistas e descobrimentos marítimos dos séculos XVI e XVII. Chegou ao Brasil, através dos portugueses que colonizaram nosso país. Porém, sofreu, em terras brasileiras, algumas modificações e adaptações culturais, ficando desta forma um pouco diferente do fandango de Portugal. Retratam, além das descobertas marítimas, a difícil vida dos marinheiros em alto mar.

A Embaixada de Reis é uma tradição religiosa, de origem católica, cujo intuito é comemorar e relembrar a saga dos Três Reis Magos em busca do local de nascimento do menino Jesus.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas