23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Vereadores de Guanambi se manifestam contrários à construção da barragem da Bamin

Mais Lidas

Durante a reunião de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Guanambi, nesta segunda-feira (18), todos os vereadores se manifestaram contrários à construção da barragem de rejeitos de mineração da Bamin entre os municípios de Caetité e Pindaí. Segundo a empresa, o projeto Pedra de Ferro prevê a construção de uma barragem com capacidade para armazenar 180 milhões de metros cúbicos de rejeito de mineração.

Os vereadores se pronunciaram após as falas de Flaviana Santa, representante do MAM – Movimento pela Soberania Popular na Mineração e de Cosme Nascimento, presidente da Associação de Moradores do Núcleo de Ceraíma e dirigente da FETAG, na Tribuna Livre.

Tribuna da Câmara de Vereadores de Guanambi foi usada para debater questão da construção da barragens de rejeitos

Flaviana Santana relembrou em seu discurso os crimes ambientais de Mariana e Brumadinho. Ela acredita que a lógica do lucro não deve prevalecer sob o direito à vida e que a ganância capitalista de uma mineradora não pode prevalecer sobre o desenvolvimento sustentável do sertão.

Veja Também:
O que se sabe sobre a barragem de rejeitos da Bamin
Barragem da Bamin será três vezes maior do que Ceraíma

Já Cosme Nascimento destacou a importância da mobilização popular contra a proposta da Bamin, relembrando a história da construção e do acidente de rompimento da barragem de Ceraíma em 1960, que atingiu a cidade de Guanambi.

Os vereadores Vandilson Medeiros, Eponina Gomes, Nal Azevedo, Vanderlei de Ceraíma, Tião Nunes, Dr. Agostinho Lira, Homero Castro, Maria Sílvia, Edilene Oliveira, Carlos Jacson Loló, Zaqueu Rodrigues, Fabrício Lopes e  Rafael Macedo usaram da palavra para apoiarem os pronunciamentos de Flaviana Santana e Cosme Nascimento contra a construção da barragem de rejeitos da Bamin em Ceraíma, destacando também a necessidade da mobilização popular e da realização de uma audiência pública para ouvir a população de Guanambi.

Presente na reunião, o prefeito Jairo Magalhães ouviu atento todos os pronunciamentos contrários à construção da barragem. Ele já se manifestou contrário à construção da barragem.

Com informações do Blog do Latinha

Confira o áudio desta notícia 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas