23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Conta de luz ficará mais cara em maio

Mais Lidas

A conta de luz vai ficar mais cara para o brasileiro neste mês de maio. Isto porque a bandeira tarifária do próximo mês será amarela, o que significa que será cobrado, a mais, R$ 1 para cada 100 quilowatts-hora consumido.

O anúncio foi feito pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Eletrica. De acordo com a agência, maio marca o início da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional.

Mesmo que a previsão para o mês indique tendência de vazões, o patamar da produção hidrelétrica já reflete a diminuição das chuvas, o que eleva o risco hidrológico. Esse fator motiva o acionamento da bandeira amarela.

Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada. As bandeiras tarifárias podem ser nas cores verde, amarela ou vermelha, sendo que nesta há dois níveis. As cores indicam se a energia custará mais, ou menos, em função das condições de geração.

A Aneel recomenda que, com o anúncio da bandeira amarela, o consumidor adote o uso consciente e o combate ao desperdício de energia, evitando banhos longos e tentar juntar mais roupas para passar, de uma só vez.

*Por Kariane Costa da EBC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas