Foi publicado no Diário Oficial do município de Guanambi, da última segunda-feira (27), três leis dispondo sobre denominação de logradouros na cidade. Só no mês de maio, oito ruas receberam novos nomes. No bairro Ipanema foram três denominações neste mês.

Nesta segunda, a antiga Rua vereador Estácio Neves de Freitas passou a ser denominada de Rua Manoel Teixeira Carvalho. Por recomendação do  Ministério Público Federal (MPF), a Câmara Municipal aprovou e a prefeitura sancionou um lei dispondo sobre a alteração dos nomes de logradouros públicos de Guanambi, com nomes de pessoas vivas e de ditadores do regime militar. O ex-vereador Estácio Neves de Freitas legislou na Câmara Municipal de Guanambi durante o período de 1977 a 1983. Atualmente está com 95 anos de idade.

O proponente do projeto de lei, com o novo nome da rua, foi o vereador Rafael Macedo (PT), no dia 23 de abril de 2018.

A Rua 11, localizada no bairro Ipanema, passa a ser chamada de Rua José Carlos Gomes. Esse projeto de lei foi proposto pelo vereador Carlos Jackson (Loló) (PDT), no dia 29 de outubro de 2018. José Carlos Gomes nasceu em Livramento de Nossa Senhora em 1946. Aos 14 anos mudou-se para Salvador, onde cursou odontologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Chegou em Guanambi em 1971 e em 1974 foi nomeado odontólogo pela Secretaria de saúde do Estado da Bahia. Gomes pertenceu a Diretoria Regional de Saúde – 30ª Dires até os seus últimos dias, totalizando 42 anos como servidor público do estado. José Carlos faleceu em 2018 com 72 anos de idade.

A Rua 5, localizada no bairro Lino Mangabeira, no distrito de Ceraíma, passa a ser chamada de Rua Antonio Hilário de Castro. Essa mudança é uma correção da lei 870 de 30 de dezembro de 2014 que denominava a rua 5 de Rua Antonio Ribeiro de Castro. É uma correção no sobrenome de Ribeiro para Hilário. O projeto de lei foi proposto por Vanderlei Florêncio (PPS) no dia 23 de janeiro de 2019. Antonio Hilário nasceu em 1925 no distrito de Ceraíma, onde exerceu a profissão de agricultor, teve 11 filhos e faleceu em 1992, com 67 anos de idade.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Confira o áudio desta notícia

Confira as denominações de ruas do dia 8 de maio e do dia 14 de maio.

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui