Os municípios de Matina e Igaporã irão realizar audiências públicas para debaterem a mudança de Território de Identidade. Os dois municípios pertencem ao Território do Velho Chico e  buscam a adesão ao Território Sertão Produtivo.

Os municípios já informaram à Secretária de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) a intenção de mudarem para o Território Sertão Produtivo. Além disso, em janeiro, o assunto foi debatido pelo Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Território Sertão Produto (Codesp).

Em Igaporã, uma audiência pública debaterá o assunto nesta quarta-feira (12). A audiência será às 8h, na Câmara Municipal. Em Matina, a audiência será realizada na próxima sexta-feira (14), às 8h, também na Câmara Municipal. Representantes do Codesp estarão presentes nas audiências para tratarem das formalidades do processo de migração.

ColaboreSe você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante. Saiba como! .

Os Territórios de Identidade foram criados com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões. Na Bahia são 27 territórios, constituídos a partir da especificidade de cada região. Sua metodologia foi desenvolvida com base no sentimento de pertencimento, onde as comunidades, através de suas representações, foram convidadas a opinar.

 Os representantes de Igaporã e Matina solicitaram a mudança por acreditarem que seus municípios possuem maior identidade e semelhanças socioeconômicas com os municípios do Território Sertão Produtivo. O Território Sertão produtivo atualmente é composto por 20 municípios. Originalmente eram 19 municípios, Tanque Novo aderiu por último.

Deixe uma resposta