32.3 C
Guanambi
25 C
Vitória da Conquista

Bamin está patrocinando São João em Guanambi e Pindaí

Mais Lidas

A Bahia Mineração (Bamin) informou por meio de sua sua assessoria de imprensa que está patrocinado as festas de São João em Guanambi e Pindaí. Na nota, a empresa afirma que o patrocínio é pela importância da manifestação cultural que as cidades realizam.

O valor do patrocínios para as duas festas não foi informado pela empresa, nem mesmo a forma de repasse às prefeituras. O São João do Gurutuba, em Guanambi, começou no última sexta-feira (14) e vai até o próximo sábado (22). Já o São João de Pindaí começará nesta sexta-feira (21) e vai até 24 de junho, dia de São João, padroeiro do município.

Veja a programação do São João do Gurutuba

Veja a programação do São João de Pindaí

A Bamin pretende iniciar a exploração da mina do Projeto Pedra de Ferro em 2020. Localizada na região sul do município de Caetité, na divisa com Pindaí, a jazida de minério de ferro possui reserva de 470 milhões de toneladas, o que pode gerar à empresa um faturamento de 50 bilhões de dólares em 30 anos de exploração. Para isso, a empresa precisa construir uma barragem com capacidade de armazenar 180 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

O patrocínio da Bamin ao São João do Gurutuba está sendo visto com ressalva por populares contrários à construção da barragem. Nas redes sociais, várias manifestações de repúdio ao apoio da empresa à festa estão sendo publicadas. No dia 6 de junho, cerca de sete mil pessoas, segundo a organização, participaram de um manifesto em Guanambi contra a construção da barragem.

Veja a Nota da Bamin

O São João é uma das maiores festas populares do nordeste brasileiro. No interior da Bahia, a programação tem shows, apresentações culturais, quadrilhas, blocos de rua e é um incentivo para economia e artistas locais. Cientes da importância desta manifestação cultural, a BAMIN é uma das patrocinadoras do São João nas cidades de Pindaí e Guanambi.

Em Guanambi, a festa começou na sexta-feira (14) com o show da cantora Lucy Alves. A programação segue até o dia 22 de junho, na Praça do Feijão, com mais de 30 atrações culturais e shows gratuitos de nomes como Adelmário Coelho, Flávio José e Estakazero. O São João do Gurutuba inclui também concurso de quadrilhas.

Em Pindaí, a festa começa no dia 21 de junho e segue até o dia 24 com atrações nacionais e locais, na Praça Genebaldo Correia. Na programação, há nomes como Xote Apimentado, Lauana Prado, Banda Vaqueiro de Luxo, Forró 20v, entre outros. O São João Pindaí, que tem todas as apresentações abertas ao público, será encerrado com a tradicional apresentação do Pe. Antônio Maria.

Nas duas cidades, cerca de 180 mil pessoas devem aproveitar a programação junina e contribuir para movimentar a economia da região. O São João é uma das festas mais tradicionais da Bahia que valoriza as danças, ritmos, costumes e artistas locais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas