34.8 C
Guanambi
26.7 C
Vitória da Conquista

Quadrilhas homenageiam personagens históricos de Guanambi e tradição nordestina

Mais Lidas

Começou nesta terça-feira (18), o Concurso de Quadrilhas do São João do Gurutuba. As três primeiras equipes se apresentaram na Praça do Feijão para o público e jurados. Os grupos trouxeram para a apresentação temas que homenagearam o centenário de Guanambi e a tradição nordestina.

A primeira quadrilha a se apresentar foi a Balança Mais Não Cai, atual campeã do concurso. O grupo trouxe para a praça a temática da vida do homem do campo, seus costumes e tradições.

Vindo de Ceraíma, a apresentação do grupo Uz Insegueiradus focou na influência das tradições nordestinas em todo o país.

O grupo Maria Puxadinha iniciou sua apresentação homenageando personagens históricos da cidade e emocionou o público. Esses personagens foram imortalizados no livro “Lembranças de um Povo”, da escritora Terezinha Teixeira Santos e serviram de inspiração para a apresentação do grupo.

Maria Puxadinha, que da nome ao grupo, é descrita fisicamente pela escritora. “Seus cabeços pixuim, como uma lata e uma rodilha, indo ou voltando da Lagoa do Pote, nos lembra de uma solidão sem fim”. Maria era uma das aguadeiras da cidade no passado, o apelido “Puxadinha” era por conta dos seus cabelos, que segundo a escritora, de tão crespos e sujos tinha formas de pavios ou finas puxadas.

Assista a um trecho da apresentação

[fvplayer id=”6″]

Chico Satélite, “o Waldick Soriano de Guanambi”, também foi lembrado pelo grupo. Chico viveu perambulando pelas ruas de Guanambi durante muito tempo. A escritora o descreve como uma pessoa que sabia ler e escrever, um homem robusto, corajoso e valente, mas que demonstrava uma “fraqueza mental”. Chico ficou conhecido por imitar Waldick Soriano, cantarolando suas músicas pelas ruas da cidade.

Outro homenageado foi o Batuque, conhecido por colher fatos acontecidos na cidade e noticiá-los usando formalidades. Terezinha Teixeira descreveu Batuque como um homem negro, baixo e corpulento, o apelido se deu em virtude de ser barulhento e conversador.

A quadrilha ainda homenageou Sara, figura marcante na história da cidade. Ela era acumuladora compulsiva de objetos e andava repleta de sacolas pelas ruas.

As apresentações continuam nesta quarta-feira (19), com os grupos Acafecc, Santo Antônio e Bela Flor. E na quinta-feira (20), os dois grupos restante – Vale a Pena Ver de Novo e os Malacabados.

As quatro primeiras equipes melhores avaliadas pelos jurados receberão premiações que variam de R$1.000,00 a R$3.000,00 reais, além de troféus.

Neste ano, também serão premiados com troféus, o melhor selecionado das seguintes modalidades: melhor noivo, melhor noiva, melhor marcador, melhor figurino e melhor trilha sonora.

Confira o áudio desta notícia

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas