Foto: Agência Sertão

A menor temperatura do ano foi registrada em Guanambi nesta terça-feira (9) e vem mais frio por aí. Depois de uma semana com temperaturas máximas acima de 35ºC, as características do inverno voltaram a predominar.

A estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, registrou mínima de 17,1ºC, entre às 5h e as 7h. A tendência, segundo os principais institutos de meteorologia, é que a temperatura continue a cair com o avançar da semana.

Ainda segundo os institutos, a próxima semana terá temperaturas mais elevadas, com a possibilidade de uma nova onda de calor em pleno o inverno a partir de terça-feira (16). Esse panorama no entanto, pode sofrer alterações.

Segundo a Somar Meteorologia, temperatura deve continuar caindo no decorrer da semana e calor deve

A sensação térmica média nesse período foi de 13ºC. No entanto, no momento das rajadas de vento mais forte, com velocidade de até 40 Km/h, a sensação em ambientes abertos chegou próximo de 10ºC.

As mudanças bruscas na temperatura são vistas com preocupação por autoridades e profissionais de saúde. O corpo humano funciona como uma montanha-russa de altos e baixos velozes demais para que o organismo consiga se adaptar.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Como o corpo não se adapta, tanto o calor excessivo quanto a umidade causam impacto nas vias respiratórias.  As consequências, segundo especialistas, é o aumento na incidência de alergias como rinite, sinusite e asma, e infecções respiratórias (pneumonias).

Nos últimos dias têm sido frequentes os registros de temperaturas negativas ou próximas de zero em municípios dos estados do Sul e Sudeste do País.

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui