Anúncio
Policial

"Não houve rompimento, mas, sim, um transbordo", diz engenheiro sobre Barragem do Quati

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Sobre a situação da Barragem do Quati, no município de Pedro Alexandre, no norte do estado, o engenheiro civil e consultor de barragens Paulo Machado explicou que não houve rompimento, mas, sim, um transbordo, nesta quinta-feira (11/7):

“Toda barragem tem um sistema extravasor dimensionado para escoar a cheia de projeto, calculado com critérios técnicos. Ou seja, é normal e previsto que o reservatório encha em certas ocasiões e, então, ocorra o escoamento pelo extravasor”.

Anúncio

Ainda de acordo com Machado, se o extravasor não tiver dimensões adequadas e não for capaz de dar escoamento à vazão afluente, o nível do reservatório sobe além do nível máximo do projeto. “Se for barragem de terra e o nível do reservatório subir além do nível da crista, ocorre galgamento – quando as águas passam sobre o aterro da barragem -, o que pode levar a erosões no espaço. Se a altura da lâmina d’água for grande e o tempo de permanência na condição de galgamento for grande, a barragem pode ruir”, explicou.

PREVISÃO DO TEMPO

Toda a região do norte e nordeste da Bahia, Sergipe e também Alagoas ficou com tempo instável desde o último domingo (7/7),  quando uma forte frente fria chegou ao norte da Bahia e depois avançou sobre Sergipe e Alagoas. De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, a chuva desta frente fria certamente contribuiu para a elevação do Rio Peixe e o rompimento da barragem no distrito de Quati.

Apesar de a frente fria já ter se afastado do Nordeste, a infiltração de umidade marítima sobre a região entre a Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas ainda é grande. Assim, há condições para chuva na região de Pedro Alexandre, mas com fraca a moderada intensidade. Nesta sexta-feira (12/7), a mínima é de 19ºC e a máxima de 27ºC na cidade de Pedro Alexandre. No sábado (13/7), a mínima é de 19ºC e a máxima de 29ºC, com possibilidade de pancadas de chuva pela tarde e pela noite.

ENTENDA

Anúncio

Por volta das 11h desta quinta-feira (11/7), a água e a lama provenientes da barragem do Quati invadiram a cidade de Pedro Alexandre. Segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a situação foi proporcionada graças às fortes chuvas na região.

Equipes do 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Paulo Afonso) foram deslocadas até o local, mas ainda não há informações de feridos.

Por meio de nota oficial, a Agência Nacional de Águas (ANA) disse que a fiscalização do açude não compete ao órgão, e sim à autoridade competente no estado da Bahia, “por se tratar de uma barragem em rio estadual”. Mas afirmou, também, que acompanha a situação, guardando as devidas atribuições dos órgãos regionais.

Outra cidade próxima à região, Coronel Sá, também está sob alerta. O prefeito do município, Carlinhos Sobral, manifestou-se nas redes sociais. “Pessoal, a barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente que todas a as pessoas que moram em área de risco que saiam das suas casas, que peguem seus documentos pessoais, peguem seus objetos de valores, o que puderem levar. A gente não sabe as consequências, nunca passamos por ela. É melhor prevenir. Estou monitorando. Todas as escolas já estão disponíveis para receber as pessoas”, afirmou o gestor.

Via Aratu On

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 12 de julho de 2019 04:50

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024
Anúncio

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio