24.2 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Atleta do Projeto Pé de Vento vem se tornando uma das promessas do atletismo

O maratonista José William é natural de Irecê, no entanto, decidiu residir à 462 Km de sua cidade natal no intuito de encontrar melhores estruturas para competir

Mais Lidas

Anúncio

Geovane Santos | Agência Sertão

Um atleta do Projeto Social Pé de Vento, em Guanambi, vem se tornando destaque nas competições da região. O maratonista José William é natural de Irecê, no entanto, decidiu residir à 462 Km de sua cidade natal no intuito de encontrar melhores estruturas para competir.

O projeto Social Pé de Vento foi idealizado por Willis Pereira, atual presidente e ex-atleta e Welingthon Pereira atleta e vice-presidente. A implantação despontou a partir de uma corrida, promovida pelos dois, na associação do bairro Alvorada, no dia 12 de junho (dia das crianças) de 2015.

De acordo com Pereira, após uma pesquisa de campo no bairro Bela Vista, em Guanambi, surgiu a iniciativa de implantar a sede do projeto, no respectivo bairro, para desenvolverem atividades esportivas, voltadas a crianças, adolescentes e jovens. 

José William tem 16 de idade e é considerado, pelo técnico e presidente do projeto, uma das grandes revelações, da modalidade esportiva no estado, em sua categoria. O atleta vem se despontando, desde 2018, nas competições de atletismo pelo Sertão Baiano. “Nós estamos conquistando resultados expressivos com esse rapaz, ele foi campeão em quase todas as competições que disputou. Entre os atletas que temos no projeto, ele é um destaque por ser novo”, pontua Pereira.

Segundo o técnico, as perspectivas em relação ao futuro do atleta são as melhores. “No final do ano pretendemos ir a Brasília (DF) fazer um teste em um dos clubes de lá, participar de competições fortes em Salvador e em Buritirama que fica na divisa com a Bahia e Piauí. Também prepará-lo para competições onde se reúnem grandes nomes do atletismo na Bahia”, planeja.

José William disputa os 5Km – com a marca de 16 minutos e percorre os 10Km em aproximadamente 32 minutos a 33 minutos. Segundo Pereira, José William e outros atletas do projeto são acompanhados por uma assessoria esportiva de São Paulo que trabalha com planilha (uma organização prévia dos exercícios que serão desenvolvidos) o que possibilita um alto rendimento.

William veio para Guanambi em maio desse ano para participar do projeto. Seus pais continuaram em sua cidade natal, e ele passou a residir na sede do projeto no bairro Bela Vista em Guanambi.

O esporte sempre fez parte das atividades de William, no entanto, o maratonista encontrou no atletismo uma possibilidade de mudança da perspectiva social da sua família. “Minhas pretensões no esporte é chegar nas olimpíadas e em outras corridas fora do país, um dia, para representar o Brasil. Com isso, possibilitar um estilo de vida melhor para minha família. Eu venho de família humilde, os que conhecem minha história sabem disso. Eu quero crescer mais no esporte e se Deus quiser vai dar tudo certo”, acredita José William.

Os treinos do Projeto Social Pé de Vento são realizados de segunda a sexta-feira das 17h30 às 19h, no bairro Bela Vista, com exercícios de base e funcional. Além disso, todos os atletas trabalham com planilhas e treinos alternados aos sábados.

Confira as colocações de José William em competições:

Tanquinho De Lapão: 1° Lugar 3km
Lapão: 1° Lugar 4km
Tanquinho De Lapão: 1° Lugar 12km
Canarana: 1° Lugar 5km
São Gabriel: 2° Lugar 7,5km
Ibiquera: 2° Lugar 3km
Buritirama: 1° Lugar 6km
Bom Jesus Da Lapa: 1° Lugar 5km
Oliveira Dos Brejinhos: 1° Lugar 2,5km
Jussara: 1° Lugar 4km
Gogo da Ema: 1° Lugar 7km
Irecê: 1° Lugar 5km
Caculé: 3° Lugar 5km
Caetité: 1° Lugar 5 Km
Guanambi: 2° Lugar 5km
Guanambi: 2° Lugar 400 Metros
Veja mais sobre o atletismo guanambiense
https://agenciasertao.com.br/2019/06/10/atleta-guanambiense-vai-disputar-o-pan-americano-com-chances-de-medalha/
https://agenciasertao.com.br/2018/11/26/segunda-corrida-de-rua-unifg-reune-mais-de-300-atletas-em-guanambi/

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas