35.6 C
Guanambi
26.5 C
Vitória da Conquista

Concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia terá 2.500 vagas

Mais Lidas

O Governo da Bahia autorizou a realização de novo concurso público para provimento de vagas nos quadros da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). O anúncio foi realizado pelo governador Rui Costa na noite desta terça-feira (23), durante o #PapoCorreria, transmitido pelas redes sociais.

A autorização, assinada pelo governador no último dia 19, dá início aos trâmites legais para a realização do certame, que prevê duas mil vagas para a Polícia Militar e 500 para o Corpo de Bombeiros. Serão 1 mil policiais e 250 bombeiros com ingresso em 2020 e mais 1 mil policiais e 250 bombeiros com ingresso em 2021.

A medida integra as diretrizes da administração estadual para reforço e valorização da segurança pública no estado. O último concurso público para as duas corporações, realizado em 2017, ofertou 2.750 vagas e teve 3.438 candidatos aptos ao término das provas objetiva e discursiva.

Último edital do Concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia

Divulgado em maio de 2017, o edital visou preencher 2.750 vagas para Soldado da Polícia Militar (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA). Foram 2.000 vagas na PMBA e 750 no CBMBA, com reserva de 30% do total para candidatos negros.

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC  foi o organizador do último concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia. A taxa de inscrição foi R$ 70.

Puderam concorrer jovens de nacionalidade brasileira ou portuguesa, entre 18 e 30 anos, que tenham concluído ensino médio ou formação técnica profissionalizante de nível médio, sendo também consideradas outras exigências do edital.

O concurso teve duas etapas realizadas pelo IBFC e pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Das duas mil vagas disponibilizadas para ingresso na Polícia Militar, 1.819 foram destinadas a candidatos homens e 181 para candidatas mulheres. Para ingresso no Corpo de Bombeiros Militar, das 750 vagas ofertadas, 672 foram destinadas para homens e 78 para mulheres. Os candidatos puderam escolher, no ato da inscrição, a região para a qual tenham interesse.

A primeira etapa contou com prova objetiva e discursiva, em apenas um dia de seleção, com duração de quatro horas e trinta minutos.

Veja o edital do último concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas