33 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Exposição de arte em comemoração ao Centenário de Guanambi reúne artistas renomados e revelações

Mais Lidas

Geovane Santos | Agência Sertão

A prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, está realizando uma exposição de arte comemorativa ao Centenário de Guanambi. A exibição iniciou nesta terça-feira (13), ao lado do Centro de Cultura da cidade, no anexo de uma concessionária de veículos.

Na terça, às 19h, ocorreu a vernissage – conhecido no romantismo do século XVIII como o dia do envernizamento. Esse momento marca a finalização das obras com uma camada fina de verniz. De quarta-feira (14) à domingo (18), as obras estarão disponíveis para visitação, das 9h às 21h.

De acordo com a artista plástica Rose Fernandes, uma das organizadoras, o desejo de realizar a exposição já existia, no entanto o aniversário da cidade e o Edital de Apoio a Projetos Artístico Culturais possibilitaram em termos de recurso a realização do evento. Fernandes foi selecionada na categoria “B”, no valor de R$ 3.700, com o projeto “Exposição de Artes – Centenário Guanambi”.

26 artistas plásticos renomados e novos artistas de Guanambi e região estão exibindo suas obras em pinturas, desenho, escultura e fotografia, com o tema – “A Arte Conta a História”. Na abertura teve poesia e música, além de algumas representações políticas.

Participam da exposição os seguintes artistas plásticos: Abigail Gomes, Adriano Xavier, Aila Fernandes, Alan Salomão, Ana Terezinha, Célio Afrânio, Caromá Rocha, Dalva Prado, Duda Capaz, Delma Pereira, Eliuson Silva, Gisele Gomes, Júnio Monteiro, Jota Vieira, Maria Cotrim, Paulo Sérgio, Rose Fernandes, Silene Fernandes, Valdeci Primo, Vera Lúcia, Verbena Moreira, Verbea Santos, Wagner Moraes, William Lima, Yla Canes e Zélia Rocha.

O escultor Jota Vieira, natural de Carinhanha, explica que estava esperando a muito tempo mostrar o seu trabalho em Guanambi. “Eu já mostrei o meu trabalho em várias cidades e Guanambi era um desses lugares que eu gostaria de participar de uma exposição. Eu estou muito feliz com esse momento”.

Para Vieira a experiência será um divisor em sua carreira. “Eu tenho certeza que essa exposição vai impulsionar o meu trabalho. Era uma oportunidade que eu precisava. Hoje eu estou envolvido aqui com vários artistas de renome, que já participaram de exposições internacionais. A partir dessa experiência vamos continuar com essa parceria que era o meu objetivo e o deles também e participar de outras exposições até fora do país”, acredita.

O artista trabalha profissionalmente a aproximadamente 15 anos e utiliza em sua arte todos os tipos de matéria-prima, no entanto as esculturas expostas no evento foram esculpidas na argila e madeira. Segundo ele, o seu estilo é voltado a cultura ribeirinha do Rio São Francisco, peculiar da sua localidade.

Entre os destaques do evento também estão os desenhos realistas de Eliuson Silva que participou de uma exposição no Museu do Louvre, em Paris, na França, no mês de outubro do ano passado. Silva foi convidado para expor novamente na cidade francesa, em outubro deste ano e no mês de dezembro, em Nova York, nos Estados Unidos.

A cidade de Guanambi comemorou os 100 anos de emancipação política nesta quarta-feira (14). Na véspera, a cantora Elba Ramalho fez a contagem regressiva para o centenário. Quem se apresentou no dia do aniversário foi Luan Santana.

Confira a galeria de fotos:

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas