32.1 C
Guanambi
25.9 C
Vitória da Conquista

Maioria dos candidatos ao Conselho Tutelar de Guanambi não consegue comprovar conhecimentos sobre Eca

Mais Lidas

Dos 30 candidatos que realizaram a prova do processo de escolha ao Conselho Tutelar de Guanambi, apenas um atingiu o percentual exigido de 60% da prova (24 questões de 40). Quatro se ausentaram e os outros 25 acertaram menos questões em relação a porcentagem estipulada no edital.

Esta foi a segunda prova aplicada. Na primeira, seis candidatos conseguiram a classificação. As provas testam os conhecimentos dos candidatos sobre o Estatuto da Criança do Adolescente e sobre a Lei Municipal nº 1.221/2019, que “dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O caderno de questões aplicado no dia 18 de agosto foi disponibilizado no Diário Oficial do Município.

A Comissão Eleitoral do processo de escolha ao Conselho Tutelar de Guanambi emitiu comunicado informando que será publicado Edital para realização de uma nova prova objetiva. O aviso foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (26).

A realização de uma terceira prova ocorrerá devido ao número mínimo de candidatos habilitados para a fase eleitoral do processo seletivo não ter sido atingido na prova realizada no último domingo (18).

A eleição para os membros do conselho tutelar só ocorrerá com o número mínimo de 10 candidatos pretendentes, devidamente habilitados. Portanto, o respectivo processo necessitava ocupar o mínimo de quatro candidatos. Já o novo edital visa preencher, após mais uma aprovação, três candidatos na próxima prova objetiva.

Entenda o passo a passo

A Comissão Eleitoral já havia realizado um processo seletivo, no entanto, os aprovados na prova de conhecimentos realizada no dia 14 de julho, também não havia atingido o número mínimo exigido pelo edital n° 003/2019. Apenas seis, dos 34 candidatos com inscrições deferidas foram aprovados, 21 foram reprovados, seis tiveram reprovação por se ausentarem no dia da prova e um desclassificado.

Por não ter atingido o número mínimo de candidatos aptos, a Comissão Eleitoral publicou no Diário Oficial do dia 19 de julho o Edital de Convocação nº 004/2019, visando deferir novas inscrições. No dia 2 de agosto foi divulgada a lista definitiva das inscrições habilitadas no segundo edital, contendo os 30 candidatos que realizaram a prova do último domingo.

De acordo com o edital, caso o número de pretendentes habilitados seja inferior a 10, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) poderá suspender o trâmite do processo de escolha e reabrir o prazo para inscrição de novas candidaturas, sem prejuízo para garantia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar ao término do mandato em curso.

Votação

A votação está prevista para o dia 6 de outubro deste ano, das 8h às 17h, no Colégio José Neves Teixeira. Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município. Para o exercício do voto, o cidadão deverá apresentar-se no local de votação munido de seu título de eleitor e documento oficial de identidade. Cada eleitor deverá votar em apenas um candidato.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas