30.7 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Tutores realizarão procissão para padroeiro dos animais em Caetité

9,060FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever

Últimas Notícias

Mais Lidas

Advertisement

Em Caetité já é tradição a Procissão de Francisco de Assis, o santo conhecido como protetor dos animais. Há 34 anos, a procissão é organizada pela igreja Católica e pela família Vilaboas Bonfim. E neste ano, a celebração será no dia 06 de outubro, dois dias após a data destinada para comemoração do padroeiro.

A previsão é que a procissão saia às 9h da Praça Doutor Jairo Pontes, popularmente conhecida com o Parque das Arvores. E em seguida,  percorrerá a rua Barão e finaliza na Praça da Catedral com a “benção aos animais”.

O evento é passado de geração e tem o objetivo de celebrar o padroeiro, como também, subjetivamente, mostrar para à comunidade a necessidade de cuidar dos animais. “Comecei a fazer a procissão na minha adolescência, sou devota e tenho um compromisso com Chico”, pontua Julinda Bonfim, que há anos organiza a procissão.

Em Caetité, algumas polêmicas envolvendo maus tratos de animais repercutiram negativamente. O mais recente foi uma denúncia de que os animais do Canil Municipal de são vítimas de negligência e maus tratos por parte do poder público. Além dessa situação, relatos de abandonados e maus tratos de animais são frequentes.

São Francisco de Assis e os animais

É comemorado em 4 de outubro o dia de São Francisco de Assis, o protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Nascido na Úmbria (perto de Assis), Itália, em 1182, seu nome era Francisco Bernardone.

- Advertisement -

Ele era filho de um rico comerciante de tecidos, teve uma adolescência fútil, vivendo na companhia de boêmios e, por isso, aos 20 anos foi aprisionado. Depois de libertado, voltou à boêmia, porém gradativamente foi sentindo desinteresse pela vida mundana.

A proximidade de Francisco com a natureza sempre foi a faceta mais conhecida deste santo. Seu amor universalista abrangia toda a Criação, e simbolizava um retorno a um estado de inocência, como Adão e Eva no Jardim do Éden. Existe até um exemplo de oração deixada por Francisco para salvar ou encontrar um animal, confira:

São Francisco misericordioso
Peço ajuda para salvar (encontrar) este animal
(Dizer o nome do animal)
Com a plenitude de tua compaixão,
Não permita que ele seja cruelmente tratado,
Nem que permaneça em cativeiro.
Peço ajuda a São Francisco,
Padroeiro dos animais,
Que me ajude a salvá-lo (ou encontrá-lo)
Em qualquer lugar da terra.
Em nome de São Francisco
Que está presente em toda parte,
Guia-me com teus olhos,
Para que possa salvá-lo (ou encontrá-lo).
Cuide para que
(Nome do animal)
Esteja a salvo!
Que assim seja,
Amém.

Bahia Tutores realizarão procissão para padroeiro dos animais em Caetité

Deixe uma resposta

Relacionadas