32.1 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

Títulos de Terra são entregues para agricultores familiares de Guanambi

Mais Lidas

A Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou 96 títulos de terra para agricultores(as) familiares do município de Guanambi. A concessão ocorreu durante o II Fórum Guanambiense de Educação Ambiental nesta quinta- feira (26).

A entrega dos títulos é o resultado da parceria firmada entre a CDA/SDR e o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, por meio do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que prevê ações integradas e descentralizadas para a regularização fundiária de terras públicas, rurais e devolutas ocupadas e beneficiadas por agricultores familiares em todo o Estado.

Segundo a CDA/SDR, com o título de terras em mãos, os agricultores passam a ter segurança jurídica e a sucessão rural, possibilitando a permanência das famílias no campo, com qualidade de vida, além de poderem acessar financiamento em instituições financeiras, que facilitam melhorias na sua produção, a exemplo da aquisição de insumos.

Presente no evento, Camilla Batista, coordenadora executiva da CDA, destacou a importância da Regularização Fundiária para o fortalecimento rural baiano: “Ações como estas reafirmam o nosso compromisso com a política pública de acesso à terra, favorecendo aos agricultores familiares viverem dignamente e com a certeza que podem comprovar, efetivamente, a posse da terra onde nasceram, cresceram e constituíram família”.

Francisco de Araújo Gomes, agricultor familiar da Comunidade Morro da Inácia II, em Guanambi, comemorou o recebimento do título de terra: “Estou muito satisfeito por estar recebendo o título da minha propriedade que irá me beneficiar pra conseguir fazer investimentos que melhorem minha renda. Agradeço ao Governo e à CDA por este benefício ser gratuito”, disse o agricultor em entrevista a CDA/SDR.

Também nessa quinta-feira foram entregues 48 títulos de posse de terra individual para agricultores do município de Riacho de Santana. A concessão ocorreu em um evento, sobre concessão fundiária, realizado na cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas