23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Nos pênaltis, bairro Joaquim Fernandes conquista primeiro título do Entre Bairros

Mais Lidas

O Campeonato de Futsal Entre Bairros de Guanambi tem o seu mais novo campeão. A equipe do bairro Joaquim Fernandes venceu a equipe do bairro Santo Antônio nos pênaltis e levantou a taça da competição pela primeira vez.

A grande final foi realizada na noite desta sexta-feira (18), no Ginásio de Esportes da cidade.

Em uma partida disputada, Santo Antônio saiu na frente mas não suportou a pressão do Joaquim Fernandes que buscou o empate.

O primeiro tempo terminou sem gols, com as equipes se estudando com cautela. Logo no início da segunda etapa a bola balançou as redes pela primeira vez. Saulo Rodrigues abriu o placar aos 3 minutos colocando a equipe do Santo Antônio na frente.

A partida ficou emocionante com a equipe do Joaquim Fernandes buscando o empate, até que aos 16 minutos, Vinícius Jota conseguiu furar o bloqueio do adversário e levou a decisão para as penalidades máximas.

Na disputa por pênaltis, a equipe campeã teve 100% de precisão, convertendo as três cobranças. Já os vice-campeões fizeram apenas um gol nas três chances, esbarrando no goleiro e na trave.

Os campeões levaram além do troféu e das medalhas, o prêmio em dinheiro de R$ 5 mil reais. Já a equipe vice-campeã faturou R$ 3 mil.

A final desta sexta-feira marcou o confronto de uma equipe novata na competição contra a campeã das duas últimas edições e dona de cinco títulos na competição, com os novatos levando a melhor.

Mesmo chegando à final com 100% de aproveitamento, a equipe do Santo Antônio foi surpreendida pela equipe revelação da edição, que conseguiu apenas a terceira colocação em seu grupo na primeira fase e cresceu de rendimento nas fases decisivas.

Aislan e Luiz Paulo da equipe do bairro Santo Antônio receberam as premiações individuais. O primeiro levou o troféu de artilheiro, com 8 gols na competição. O segundo foi eleito pela organização do torneio como melhor goleiro.

Esta foi a 25º edição do torneio, realizado pela primeira vez em 1991. Há três anos também é realizada a edição feminina, cuja a final aconteceu nesta quinta-feira, sagrando-se campeã a equipe do bairro Santo Antônio, ao vencer o Ipiranga por 5 a 2.

Equipe do bairro Santo Antônio – Campeã da edição feminina do Entre Bairros

A competição é organizada pelo desportista Pacheco Gomes, com apoio do Centro Universitário UniFG, Prefeitura e empresas locais.

Confira a trajetória dos finalistas

Santo Antônio, além de se classificar para as quartas de final como o primeiro do grupo B, com 100% de aproveitamento, ficou com a melhor campanha da primeira fase. Já Joaquim Fernandes, também do grupo B, passou para próxima fase como melhor terceiro do campeonato com sete pontos.

Os dois finalistas se enfrentaram na última rodada da fase de grupos do Campeonato – Santo Antônio venceu a equipe do Joaquim Fernandes por 6 a 1. Na ocasião, ambos já estavam classificados.

Nas quartas de final, Joaquim Fernandes eliminou José Humberto Nunes, vencendo por 5 a 3 e Santo Antônio se classificou para semifinal, após vencer a equipe do Alvorada pelo placar de 7 a 4.

Essa edição iniciou em agosto, com a escolha da Musa do Campeonato. 13 equipes disputaram a primeira fase e após 22 partidas foram marcados 122 gols, média de 5,54 por partida. José Humberto Nunes foi a equipe que mais marcou, concluindo 16 vezes ao gol dos adversários. Vila de Ceraíma sofreu 15 gols, sendo assim, a defesa mais vazada.

Com a melhor campanha da primeira fase, melhor defesa (apenas dois gols sofridos) e o melhor saldo de gols (13 gols), a equipe do Santo Antônio vai em buscava o tricampeonato consecutivo e o 6º título na competição. Já Joaquim Fernandes buscava o primeiro título.

Histórico de Campeões do Entre Bairros

1991 – Vila Nova
1992 – Vila Nova
1993 – São Francisco
1994 – Monte Pascoal
1995 – Brasilia
1996 – São Francisco
1997 – Santo Antonio
1998 – Centro
1999 – Vila Nova
2002 – Brasilia
2004 – Santo Antonio
2005 – Brasilia
2006 – Paraiso
2007 – Brasilia
2008 – Brasilia
2009 – Brasilia
2010 – Brasilia
2011 – Brasilia
2012 – Alto Caiçara
2013 – Morrinhos
2014 – Santo Antonio
2015 – Brasília
2017 – Santo Antônio                                                                                                2018 – Santo Antônio
2019 – Joaquim Fernandes

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas