A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e a Prefeitura Municipal de Guanambi concederam licença ambiental simplificada, válida por dois anos, ao Consórcio FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste) – Lote 05. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (13) no Diário Oficial do Município de Guanambi.
A FIOL tem sede fixa na Avenida Pedro Braz dos Santos, s/n, bairro Belo Horizonte em Guanambi. Ela é a responsável pela construção do canteiro de obras administrativo, do qual se integrará ao Porto Sul, que será construído ao norte da cidade de Ilhéus.
Após concluído o trecho I, a ferrovia irá transportar o minério que será extraído pela Bahia Mineração em Caetité até o porto, de onde sairá para ser exportado. A expectativa é que a ferrovia transporte até 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Já o trecho II fará a ligação das áreas produtoras de grãos do Oeste da Bahia, enquanto o trecho III ligará a Fiol à Ferrovia Norte-Sul. Ao todo serão 1.527 km de trilhos.
A obra foi iniciada em 2011, durante o governo Dilma Rousselff, ficou praticamente parada entre 2015 e 2018. Do final do ano passado até agosto deste ano, os recursos voltaram a ser empregados de forma mais constante na construção da Fiol.