33.4 C
Guanambi
25.7 C
Vitória da Conquista

Janeiro Branco: Caminhada será realizada em atenção à saúde mental em Guanambi

Mais Lidas

Se o mês de outubro é rosa, destinado para combate ao câncer de mama e o período de novembro é azul para combater ao câncer de próstatas, janeiro é branco! Apesar de pouco falado, o primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a nossa saúde mental, quebrando tabus e mostrando a importância de estar em dia com o nosso cérebro.

A campanha, criada por psicólogos brasileiros, também tem como objetivo abrir novas possibilidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais da nossa vida. Criada em 2014, em Minas Gerais, a campanha conta com a participação de diversos profissionais que colaboram participando de palestras, debates e vídeos informativos sobre a importância do Janeiro Branco nas respectivas cidades e nos diversos meios de comunicação.

De acordo com estudos, o mês de janeiro foi escolhido, pois representa, simbólica e culturalmente, um mês de renovação de esperanças e projetos na vida das pessoas. Sendo assim, a campanha pretende difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.

A partir dessas perspectiva, em Guanambi, no dia 25 de janeiro acontecerá a caminhada com o tema: “Viver é raro. A maioria apenas existe”. A caminha sairá às 9h, da Praça do Feijão com destino final na Praça do Bradesco.

O evento é livre para quem quiser participar e tem o objetivo de falar e mostrar a necessidade de abordar sobre a saúde mental no município. Os casos de suicídio em Guanambi houve um aumento de 2016 para 2019 de quase 125% de casos, de acordo com a Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Guanambi, o que se torna ações como essa importante para a participação da comunidade.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas