23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Chuvas do início do mês trouxeram mais de 5,5 milhões de metros cúbicos de água para barragens de Guanambi

Mais Lidas

As chuvas do começo do mês foram fundamentais para o início da recuperação dos níveis das barragens de Ceraíma e Poço do Magro, ambas em Guanambi. O pluviômetro da Agência Sertão registrou acumulado de 215 mm entre o dia 31 de dezembro e 7 de janeiro.

As duas barragens juntas receberam cerca de 5,5 milhões de metros cúbicos desde a medição, ocorrida no dia 27 de dezembro, realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Juntas, as duas barragens armazenam atualmente 45,8 milhões de metros cúbicos. A capacidade somada é de 82,9 milhões de metros cúbicos.

Construída na década de 60 com capacidade para armazenar 58 milhões de metros cúbicos, a barragem de Ceraíma possui atualmente volume útil de 45,9 milhões de metros cúbicos. Desde 2018, a Agência Nacional de Água (ANA) redimensionou a capacidade da barragem devido à ação do assoreamento natural.

Na última medição, a barragem estava com volume de 33,45 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 72% do volume útil. O lago estava com 62% de sua capacidade no início do mês de dezembro, tendo recuperado 10% de seu volume antes das chuvas dos últimos dias.

A cota registrada nesta segunda-feira (6) corresponde a 36,9 milhões de metros cúbicos ou 80% da capacidade útil da barragem. Para atingir o seu vertedouro, ainda faltam 3,4 metros.

A água de Ceraíma tem como principal uso a irrigação, tendo sido reinaugurado no ano passado o perímetro irrigado após cerca de 10 anos de inativação. A água também abastece comunidades vizinhas e complementa o Sistema Adutor do Algodão.

Já a barragem do Poço Magro, inaugurada no início dos anos 2000, possui capacidade bruta para armazenar 37 milhões de metros cúbicos. No registro do última dia 27, o lago estava com apenas 6,84 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 18,5% de sua capacidade.

Com as recentes chuvas, o volume aumentou para 8,9 milhões de metros cúbicos. Este volume corresponde a 24,1% da capacidade total e armazenamento.

Ao contrário de Ceraíma, a trajetória de queda no volume ainda não havia sido interrompido pelas chuvas do ano passado. Desde fevereiro de 2018, o lago do Poço do Magro vem diminuindo de volume. Neste período, houve redução de cerca de 2/3 da quantidade de água armazenada.

A água do Poço do Magro é usada para abastecimento de comunidades rurais e de caminhões pipa, principalmente obras de construção civil.

Na região, a Codevasf também é responsável pelas barragens do Estreito e de Cova de Mandioca, ambas no município de Urandi. A barragem do Estreito está com 11,96 milhões de metros cúbicos, equivalente a 19% do volume útil. Já a barragem de Cova da Mandioca armazena atualmente 10,22 milhões de metros cúbicos, ou 8% do volume útil.

Investimento de meio milhão na manutenção de Ceraíma

A Codevasf vai investir cerca de R$ 500 mil em serviços de manutenção preventiva da barragem de Ceraíma.

Entre os serviços está a limpeza da vegetação, colocação de colchão de brita, construção de escada, guarda-corpos, replantio de grama, recomposição do meio fio, instalação de drenos e construção de novas cercas e portões.

Segundo a Codevasf, as medidas visam garantir a segurança a estabilidade da barragem.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas