Agave Americano apresenta aparência de um abacaxi gigante quando podada. A foto registrada há cerca de 5 anos mostra a planta ainda exuberante

Uma moradora vizinha à Praça Manoel Novais, no Centro de Guanambi, usou as redes sociais para reclamar da retirada de plantas bastante antigas na paisagem do local. Conhecidas como “abacaxis” por seu formato, as Agaves Americanas foram removidas de um dos canteiros na última sexta-feira (10), por uma equipe da prefeitura.

Uma moradora registrou o momento da remoção da planta e demonstrou sua indignação nas redes sociais. “Queria entender porque arrancar uma planta que, provavelmente, tinha mais idade que eu. Em um tempo de conscientização ambiental, matar uma planta antiga que só precisava de manutenção”, disse.

A Agência Sertão procurou a Prefeitura de Guanambi para pedir esclarecimentos sobre o motivo de remoção. A servidora Izouda Pires, responsável pelo Departamento de Parques e Jardins, disse que a remoção foi necessária devido ao estado em que as plantas se encontravam. Ela ressaltou que monitorava a situação nos últimos meses e que as intervenções não foram suficientes para recuperá-las.

“Das 5 plantas, 4 estava com todas as folhas danificadas, estragaras e dobradas, doentes. Um estava melhor, mas tinha problemas também. Se eu fosse tirar as folhas ruins, não ia ficar nada. Eu não sei se elas estavam morrendo pelo tempo ou doentes. Não saía mais mudas de jeito nenhum”, disse.

Se você gosta do conteúdo da Agência Sertão, colabore para o aprimoramento do nosso Jornalismo a partir de R$ 10 por mês e seja um assinante - Saiba como!

 

Izouda explicou ainda que as plantas serão replantadas no mesmo canteiro. “Optamos em arrancar e reformar com a mesma planta. A remoção ocorreu na semana passada, ainda esta semana iremos replantas as mudas pequenas, da mesma espécie”. explicou.

A responsável disse ainda que pauta o seu trabalho pela preservação das árvores e plantas dos jardins da cidade, no entanto, as vezes é preciso que algumas sejam removidas.

Nesta terça-feira (14), as novas mudas foram plantadas no canteiro da Praça.

A Praça Manoel Novaes tem sido motivo frequente de críticas por parte de populares. A principal reclamação, no entanto, não está relacionada ao paisagismo do lugar. É a deficiência na iluminação que mais preocupa os moradores e frequentadores do local.

Responder

Por favor, escreva seu comentário
Digite seu nome aqui