Reprodução

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) iniciou a campanha “Operação Verão”, neste mês de janeiro, com 25 unidades fixas de coleta em todo o estado. A iniciativa pretende reforçar os estoques de sangue, já que as Unidades Móveis de Coleta (Hemóveis) estão em manutenção.

Em Salvador, os interessados em doar sangue podem comparecer na sede da Hemoba, que fica na Avenida Vasco da Gama, ou nas unidades de Cajazeiras, Hospital do Subúrbio e Hospital Santo Antônio.

Já no interior, as unidades fixas se encontram nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Eunápolis, Barreiras, Alagoinhas, Brumado, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Valença.

Para agendar a doação em grupo, é necessário mandar um e-mail ([email protected]) formalizando o pedido para o setor de Captação de Doadores. O interessado deve informar o nome do grupo e a quantidade de doadores. Cada grupo vai receber um código personalizado para que realizem a doação. Através deste código, é possível contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados pelo grupo e compareceram ao hemocentro.

Doação de sangue

A Hemoba informou que, para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Ainda segundo a Hemoba, o organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui