34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Chuvas em Minas já causaram 44 mortes, 19 pessoas estão desaparecidas

Mais Lidas

As fortes chuvas que caem em Minas Gerais nos últimos dias já causaram 44 mortes segundo a Defesa Civil do Estado. Além disso, 19 pessoas estão desaparecidas e são procuradas por equipes de resgate.

Segundo o levantamento divulgado divulgado na noite deste domingo (26), 3.354 desabrigados outras 13.887 estão desalojadas.

Belo Horizonte é a cidade com maior número de mortes confirmadas, 13 no total. Em Betim morreram seis pessoas. em Ibirité foram cinco e em Contagem foram duas mortes. As três cidades ficam na Região Metropolitana da Capital.

No interior, os óbitos estão concentrados em 10 municípios da Zona da Mata mineira: Alto Caparaó (três), Alto Jequitibá (três), Carangola, Divino, Luisburgo (duas), Manhuaçu, Pedra Bonita (duas), Santa Margarida, Tocantins e Simonésia (três).

Segundo dados da Estação Meteorológica convencional do Instituto de Meteorologia (Inmet), o acumulado do mês de janeiro em Belo Horizonte passa dos 810 mm. Só na última sexta-feira (24), foram registrado 171 mm, o maior volume desde quando foi inicia a medição há 112 anos.

No interior do Estado a situação é crítica em pelo menos 99 municípios. As piores situações foram registradas nos municípios cortados pelos rios da bacia do Rio Doce. Os níveis de afluentes como o Casca, Santana, Matipó e Manhuaçu subiram muito acima do normal e várias cidades amanheceram inundadas neste sábado (25).

Nas cidades de Manhuaçu, Abre Campo, Sericita, Matipó e Raul Soares moradores e comerciantes viram as águas dos rios invadir os imóveis e causar bastante destruição.

Veja vídeos e fotos de algumas cidades

Em Matipó, o rio que da nome à cidade transbordou e a água inundou casas, comércios e até a igreja principal igreja do local

Em Sericita um caminhão quase foi arrastado pela enxurrada

Em Raul Soares, os rios Santana e Matipó também invadiram a cidade. Um morador registrou o momento em que uma casa desabou. O imóvel já estava desocupado.

Em Abre Campo, o rio Santana subiu e deixou todo o centro da cidade submerso

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas